Luiz Carlos Azedo: Lula reposiciona política externa no eixo Ocidental

NAS ENTRELINHAS – CORREIO BRAZILIENSE

O encontro de Lula com Macron coincidiu com a eclosão da crise militar russa, que influenciou o seu posicionamento na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, na qual se reaproximou do presidente francês, Emmanuel Macron, seu principal aliado na União Europeia, mudou o eixo da política externa, restabelecendo a centralidade do tema da sustentabilidade e da cooperação econômica, em vez de perseguir obsessivamente a condição de negociador da paz na Ucrânia. De certa forma, a reação negativa dos Estados Unidos e demais países europeus à aproximação excessiva com a Rússia e, agora, a crise militar enfrentada pelo presidente Putin, em decorrência da rebelião do Grupo Wagner, o exército mercenário que o líder russo financiou na Ucrânia, provocaram esse reposicionamento.

A rebelião armada do magnata e mercenário Yevgneny V. Prigozhin, chefe do Grupo Wagner, é um fato novo na Guerra da Ucrânia, que pode acelerar o seu fim, muito mais do que os esforços de Lula até agora. O líder rebelde anunciou que tomou a importante cidade de Rostov-on-Don, no Sul da Rússia, e ameaçou marchar para Moscou. No fim do dia, recuou, para evitar “um banho de sangue”. Como Prigozhin não encontrou resistência militar, é evidente a desorganização e a fragilidade do Exército russo naquela zona de guerra. A origem da crise é o desentendimento com o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, que Prigozhin tentou derrubar.

Entretanto, Putin classificou a rebelião como uma “facada nas costas” e prometeu “punir os traidores”, o que mostra que seu poder está ameaçado. O Grupo Wagner é formado por ex-militares russos de elite, alguns deles são veteranos da Chechênia e do Afeganistão, uma verdadeira empresa paramilitar privada que sempre teve ligações com o Kremlin, tendo atuado na Síria e na Líbia de forma sanguinária. Quando o Exército russo começou a perder muitos homens na Ucrânia, o Grupo Wagner recrutou prisioneiros e civis russos, assim como ex-militares estrangeiros. Estima-se que seu contingente tenha chegado a 50 mil homens.

Há meses, Prigozhin vinha se desentendendo publicamente com ministro Shoigu, que se recusou a fornecer armamentos mais pesados, modernos e estratégicos ao Grupo Wagner. Pode ser que o líder rebelde tenha agido em sintonia com a plutocracia russa, à qual pertence, que está descontente com as consequências econômicas da guerra. Prigozhin aceitou cessar o motim, após acordo no qual o Kremlin anunciou que o processo criminal aberto contra ele será encerrado. O líder do grupo Wagner se mudará para Belarus.

Consagração

O encontro de Lula com Macron, na sexta-feira, praticamente coincidiu com a eclosão da rebelião. Apesar de a visita estar programada com muita antecedência, a crise militar russa certamente influenciou o seu reposicionamento na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. “Eu queria dizer a você, meu caro Macron, que, desde ontem à noite, eu tenho mudado o meu discurso. Eu passei a semana na Itália preparando um discurso, mas já mudei o discurso umas 10 vezes e não vou ler meu discurso”, disse Lula, que falou de sustentabilidade e economia e, praticamente, ignorou a guerra na Ucrânia.

Na quinta-feira, num dos momentos mais consagrados de sua diplomacia presidencial, Lula havia participado do Power Our Planet, evento que reuniu lideranças mundiais e importantes nomes da música em defesa de um novo pacto financeiro global para enfrentar o desafio climático. Lula foi ovacionado por mais de 100 mil pessoas, que lotaram o Campo de Marte, em Paris, tendo ao fundo a Torre Eiffel.

Lula destacou que a Amazônia, com seus 400 povos indígenas e 300 idiomas, representa 40% das florestas tropicais, 6% da superfície terrestre e tem o rio mais caudaloso do planeta. “A Amazônia é responsável por 10% das espécies de plantas e animais estimadas no mundo, e 87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável, contra uma média mundial de 27%. Cinquenta por cento da energia que consumimos no Brasil já é renovável, no resto do mundo esse valor é de apenas 15%.”

Depois de reiterar o compromisso de atingir a meta de desmatamento zero até 2030 e punir quem derrubar a floresta, empolgou a plateia formada por ambientalistas e militantes de esquerda franceses ao encerrar o discurso com uma crítica aos países mais desenvolvidos: “Na verdade, quem poluiu o planeta, nestes últimos 200 anos, foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra.”

Somente um brasileiro antes dele recebeu tantos aplausos no Campo de Marte: Alberto Santos Dumont. No final do século 19, a Torre Eiffel já era um símbolo de Paris. O empresário Henry Deutsch havia lançado um desafio aos primeiros aviadores da época: um prêmio de 100 mil francos ao primeiro piloto que conseguisse contornar a Torre Eiffel e voltar ao seu ponto de partida em 30 minutos.

Na tarde de 19 de outubro de 1901, Santos Dumont cumpriu a façanha. A bordo do dirigível número 6, depois de sucessivas tentativas, acidentes e adaptações, como no sistema de compensação de ar, cumpriu o trajeto de ida e volta entre Saint Cloud e a torre no tempo estabelecido, a uma velocidade de 22km/h. Foi primeira vez que alguém teve a capacidade de controlar um balão no ar. (Correio Braziliense – 25/06/2023)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!