Roberto Freire destaca os 32 anos da implantação do SUS no País

‘Um dos votos que me orgulha como constituinte de 1986/1988  é o da criação do SUS’, afirma o presidente do Cidadania (Foto: Reprodução)

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, destacou na rede social os 32 anos de implantação do SUS (Sistema Único de Saúde), que garantiu a universalização e o acesso gratuito da população brasileira a diversos serviços de saúde pública.

“Um dos votos que me orgulha como constituinte de 1986/1988 é o da criação do SUS. E depois como líder do governo Itamar ajudei na sua implementação. E lembro sempre de um dos seus idealizadores o meu saudoso amigo Sérgio Arouca [um dos principais teóricos e líderes do chamado ‘movimento sanitarista’, que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil]”, postou no Twitter.

O SUS foi criado pela Constituição de 1988 e implantado ao longo dos anos seguintes. O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas – 80% delas dependem, exclusivamente, dos serviços públicos para qualquer atendimento de saúde, com princípios de integralidade, igualdade e universalização da assistência médica que soma atualmente mais de 90 bilhões de atendimentos em todo Brasil nos últimos 32 anos.

‘Maior sistema de saúde pública do mundo’

A candidata a presidente da coligação Brasil para Todos (MDB, Cidadania, PSDB e Podemos), Simone Tebet (MDB), também registrou na rede social as mais de três décadas de existência do SUS.

“Maior sistema de saúde pública do mundo, o SUS completa 32 anos. Ele salvou vidas na pandemia. Vamos valorizar os profissionais de saúde, fortalecer o SUS e atualizar a sua tabela em 100%. Também vamos zerar filas de exames, cirurgias e consultas! Viva o SUS”, escreveu Simone.

A universalização da assistência médica soma atualmente mais de 90 bilhões de atendimentos em todo Brasil nos últimos 32 anos.

Leia também

Executiva Estadual do Cidadania Bahia se reúne em Salvador

Atendendo a convocação da Presidente Estadual do Cidadania Bahia,...

FAP faz pesquisa para avaliar a percepção de sua imagem

Com o objetivo de construir uma comunicação mais assertiva...

Diretório Nacional aprova normas gerais para o XXI Congresso do Cidadania

Na última reunião do Diretório Nacional de 16 de...

Juventude defende que Cidadania construa alternativa à polarização política

A juventude 23 apresentou, na reunião do Diretório Nacional...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!