Livro “Grando, Presente!” será lançado oficialmente nesta quarta-feira (22)

Livro retrata o legado de Sérgio Grando, prefeito humanista que estabeleceu marcos sociais até hoje existentes em Florianópolis, Santa Catarina

Foi do jornalista Carlos Damião o retrato próximo de quem foi Sérgio José Grando, ou Sérgio Grando, e ainda para a juventude, o gordo, na política catarinense. Disse Damião à época do falecimento do ex-prefeito de Florianópolis: é preciso não reduzir Sérgio Grando à simplificação do termo ‘comunista’, como fazem os professores de Deus que proliferam nas redes sociais com suas manifestações rasas de ódio e intolerância. Grando fez política de um jeito incomum, sem qualquer ranço de radicalismo.

A capacidade de articulação de Sérgio Grando esteve presente em toda a sua vida pública. Na década de 1970 destacou-se no então MDB, hoje PMDB, em especial entre os jovens de esquerda que militavam no partido. O MDB era o espaço legal e democrático dessa corrente política, banida do campo institucional pela ditadura instaurada em 1964. Grando escapou de ser preso na Operação Barriga Verde, que desmontou a célula comunista abrigada no MDB. Mas esteve sempre solidário aos seus companheiros encarcerados e torturados.

Carreira

Líder prestigiado entre os militantes de esquerda e entre os professores, Sérgio Grando elegeu-se vereador pelo PMDB em 1982. Aproveitou a legalização do PCB em 1985 para se transferir para o “partido do coração”, à época identificado com a política da União Soviética e ainda liderado nacionalmente pelo lendário Luiz Carlos Prestes.

Seu estilo, no entanto, nunca foi autoritário ou raivoso. Talvez a experiência profissional no magistério tenha forjado em Sérgio Grando uma personalidade conciliadora, afável e generosa. Transitava bem em todas as rodas, inclusive entre os liberais (PFL), inimigos clássicos da esquerda de modo geral.

Depois de prefeito foi deputado estadual. Na Assembleia Legislativa, também se destacou pela maneira leve e fraternal de fazer política.

Homem culto, tinha na literatura e no cinema suas principais paixões. Quando prefeito, fortaleceu a Fundação Franklin Cascaes, a fundação cultural de Florianópolis. Carismático, tinha amigos em todos os segmentos sociais. Foi nos morros, batendo de porta em porta, que se elegeu vereador em 1982. Tinha uma Brasília velha, caindo aos pedaços, quando fez a campanha para prefeito em 1992. Duro, contava com a ajuda de amigos até para pagar os serviços gráficos realizados para seu comitê.

Obra reúne 15 textos de personalidades, intelectuais, amigos e familiares de Sérgio Grando. E essa história política e o legado de Grando, que morreu de câncer em 2016, aos 69 anos, são registrados, em novo livro editado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), como lição de uma grande liderança do campo democrático e progressista. A obra Grando, Presente (224 páginas) terá lançamento nacional, em evento online da entidade, no próximo dia 22, a partir das 20H.

O evento de lançamento online do livro será transmitido em tempo real, no portal da FAP, na página da entidade no Facebook e no canal dela no Youtube. Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, o padre Vilson Groh, presidente do IVG, organização da sociedade civil voltada a ações educativas e socioassistenciais nas periferias da Grande Florianópolis; e os sociólogos Homero Gomes e Remy José Fontana serão alguns dos participantes.

As pessoas interessadas em participar diretamente do lançamento, por meio da sala virtual do aplicativo Zoom, devem enviar a solicitação ao departamento de tecnologia da informação da FAP e se identificarem. O contato deve ser realizado por meio do WhatsApp (61) 98419-6983 (Clique no número para abrir o WhatsApp Web), até 20 minutos antes do início do webinar.

Cidadania-SC

Fruto de um desafio gerido na Direção do então PPS de Santa Catarina, atual Cidadania-SC, os dirigentes Francisco Medeiros e Elaine Otto participaram na construção do projeto organizando as diversas contribuições. Elaine Otto, que é cientista social e educadora, se emociona ao relembrar o trabalho realizado.

“Organizar e produzir o livro Grando Presente com Cleide [ex-mulher de Sérgio Grando] e Francisco [Medeiros] foi uma experiência única. A emoção das palavras proferidas por Padre Vilson Groh no dia 1° de janeiro de 2017, dizendo Gando foi um homem justo, um verdadeiro camarada se renovaram a cada texto. O livro está lindo! Vida densa, discreta, retilínea, Grando foi e continua sendo um exemplo de que é possível uma Florianópolis de todos”, finalizou.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!