Proposição de autoria da vereadora Juliana Sales propõe a implementação de tecnologia e conectividade na educação pública
O projeto de lei da Conectividade Municipal de autoria da vereadora Juliana Sales (Cidadania-MG) foi aprovado na sessão plenária dessa terça-feira (15) na Câmara Municipal de Nova Lima (MG). O PL institui a criação do programa de conectividade para as escolas públicas do município, que visa implementar um conjunto de políticas públicas para inserir a tecnologia e a conectividade na educação pública municipal.
Segundo Juliana Sales, a educação remota em decorrência da pandemia deixou ainda mais clara a importância de se discutir a falta de tecnologia nas escolas. “É uma pauta urgente e desafiadora. A pandemia demonstrou ainda mais a desigualdade existente nos municípios. Vemos professores desamparados, sem estrutura tecnológica para exercer o trabalho de forma remota e alunos nessa mesma situação. Esse PL fomenta uma política pública efetiva para garantir insumos tecnológicos e uma internet de qualidade. A conectividade das escolas é uma necessidade que vai se estender para além da pandemia, uma vez que a tecnologia é uma realidade permanente no ensino e fundamental para as novas gerações de alunos”, destaca a vereadora.
A construção do projeto de lei da Conectividade Municipal contou com o apoio do gabinete da deputada federal Tabata Amaral, do secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, do Gabinete Compartilhado do Movimento Acredito e do Conselho Consultivo de Educação criado no mandato da vereadora Juliana Sales. “Esse PL foi baseado em políticas públicas robustas por entender que conectividade e educação à distância precisam ser pensadas como um todo. Meu mandato tem intuito de contribuir com o Executivo na construção dessa política pública efetiva que vai impactar positivamente na vida do aluno e do profissional da Educação”, afirma a vereadora. O projeto agora seguirá para a sanção do prefeito.