Nota oficial: Celebração do 25 de Maio – Dia Mundial da África

Há 58 anos, 30 países africanos se reuniram, fundaram a Organização da Unidade Africana, hoje União Africana, e passaram a celebrar o Dia da África e da libertação da opressão colonialista que tanta morte e violência provocou naquele continente e fora dele.

O 25 de maio é dia também para os chamados negros da diáspora – eu aprendi – e para todos nós que herdamos, tanto como humanidade ou como brasileiros especificamente, valores, conhecimentos e influências culturais dos povos africanos.

Esses valores e conhecimentos que hoje são deixados em segundo plano por um governo que abriu mão de representar a maior parcela da população brasileira para flertar com teorias e práticas racistas.

Esse é inclusive um dos aspectos mais deletérios da política externa de Bolsonaro, que renega as origens de seu próprio povo, e abdica de relações que fortalecem a presença do Brasil no mundo globalizado – quer queiram ou não os terraplanistas.

Nós, do Cidadania, nos juntamos a todos os brasileiros e africanos na valorização da liberdade do povo negro na África e além, bem como dos laços que sempre uniram e unirão os nossos povos, apesar de governos de ocasião.

A África e muito de sua diversidade estão no nosso falar, no nosso sentir, no nosso viver, cultivados no constante intercâmbio de nossas gentes. Está na raiz do brasileiro, na nossa miscigenação tão marcante e que faz de nós um povo tão aberto e rico.

Essa integração não pode e não será apagada.

Vivam as Áfricas!

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Roberto Freire: Pela liberação do Canabidiol e do uso recreativo da maconha

É preciso ir além de medidas que estimulem a produção comercial do medicamento, restrita devido à legislação e ao entendimento dos tribunais.

Cidadania do Paraná expulsa envolvidos em atos terroristas em Brasília

Diretórios do Cidadania nos municípios de cada um dos envolvidos foram dissolvidos ainda em 2022

Eliziane Gama critica inação e conivência do GDF com atos terroristas

A líder da bancada feminina no Senado Federal, Eliziane Gama (Cidadania-MA), declarou neste domingo (8), que é inadmissível que extremistas invadam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal

Vice-presidente do Cidadania condena atos terroristas em Brasília, questiona segurança do DF e cobra punições

Para Rubens Bueno, o Brasil não pode jamais ficar refém de uma minoria de extrema-direita criminosa, que precisa ser enquadrada como terrorista

Anderson Fogo é aclamado coordenador distrital do Igualdade 23-DF

Assistente social chama atenção para a relevância de que o Cidadania se prepare para ter candidatos aos cargos de conselheiros tutelares em 2023.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!