Eliziane Gama faz novo apelo pela posse de integrantes do Conselho de Comunicação Social

Integrantes foram eleitos em março de 2020 e ainda não tomaram posse devido a pandemia da Covid-19 (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

Em mensagem na rede social pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, nesta segunda-feira (03), a líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), fez novo apelo ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para ele dar posse aos novos membros do Conselho de Comunicação Social.

Os integrantes do Conselho foram eleitos em março de 2020 e ainda não tomaram posse devido a pandemia da Covid-19.

“O Senado faria um grande gesto dando posse aos novos membros do Conselho de Comunicação Social. Segundo a Constituição, a sua principal prerrogativa é cuidar da liberdade de imprensa”, postou a senadora no Twitter.

Previsto pelo artigo 224 da Constituição, o órgão é integrado por representantes não remunerados de vários segmentos da sociedade brasileira. Cabe ao Conselho zelar pelas questões referentes à comunicação social e à liberdade de imprensa.

Em março, Eliziane Gama apresentou questão de ordem no plenário do Senado pedindo a instalação do Conselho. Pacheco disse na ocasião que iria analisar o pedido, mas ainda não respondeu à senadora.

Nada a comemorar

“Hoje [3 de maio] é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. No Brasil, com o atual governo sempre atacando a mídia e os profissionais da comunicação, não temos muito a comemorar. Sem liberdade de imprensa não há democracia”, afirmou a senadora na rede social.

Leia também

Edital de convocação de reunião extraordinária do Diretório Nacional do Cidadania

Ofício 030/2025 - Cidadania/DN Brasília, 25 de novembro de 2025. Pelo...

Ato da Secretaria-Executiva nº 02/2025

Dispõe sobre a comunicação das providências decorrentes do Ato...

Adeus ao Poeta da Política

José Alberto Pepe Mujica Cordano: O Guerreiro, o homem...

Luiz Carlos Azedo: Menos ambição e mais modéstia

Os trilhos nos quais o novo governo deve e pode avançar são o fortalecimento da democracia, com respeito a suas instituições.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!