Para senadora, ex-secretário de Comunicação precisa esclarecer os reais motivos que levaram o governo a recusar, várias vezes, a compra do imunizante contra a Covid-19 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A Comissão Temporária da Covid-19 aprovou nesta segunda-feira (03) requerimento da líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), no qual a parlamentar pede o comparecimento do ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, para falar no colegiado sobre as negociações para a compra da vacina Pfizer anticovid.
Em entrevista à revista Veja, dia 22 de abril, Wajngarten afirmou que a vacina só não foi comprada no ano passado por culpa da “incompetência e ineficiência” do Ministério da Saúde.
“O ex-secretário de Comunicação culpa [o ex-ministro da Saúde] Pazuello, mas é preciso que ele faça novas revelações. É preciso saber os reais motivos que levaram o governo a recusar, várias vezes, a compra do imunizante, apesar da disposição da farmacêutica em negociar. É preciso deixar claro que essa irresponsabilidade contribuiu para o atraso na vacinação da população”, criticou Eliziane Gama.
Ainda não há data prevista para que a audiência com Wajngarten seja realizada.
“Virar Jacaré…”
Eliziane Gama lembrou que antes de se decidir pela compra das cem milhões de doses da Pfizer contra a Covid-19, em abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro, além de questionar os termos do contrato, e lançou dúvidas sobre os efeitos da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer/BioNtec. Bolsonaro chegou a dizer a um apoiador: “Se você quiser virar jacaré, é problema seu”.