Para vice-presidente do Cidadania, dizer que país não falhou no combate à Covid é desrespeito às famílias das vítimas
O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) afirmou nesta terça-feira (4) que o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, demonstrou, assim como grande parte do governo, estar fora da realidade ao declarar em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara que “o Brasil não falhou no combate à Covid”.
“Ninguém esperava que o ministro fosse admitir que a culpa por chegarmos a mais de 400 mil mortes pela Covid é do governo. Mas poderia, ao menos, admitir que aconteceram erros na gestão dessa crise, ainda mais que um general (Pazuello) ocupou o posto de ministro da Saúde e agora está tentando escapar de depoimento na CPI. Frases como a do general Braga Neto ou soam como desrespeito às famílias das vítimas ou mostram que ele está fora da realidade”, disse Rubens Bueno.
O deputado também considerou como evasivas algumas respostas do ministro à suas perguntas. Rubens Bueno questionou Braga Neto sobre o gasto pessoal crescente das Forças Armadas, que no ano passado bateu a marca de R$ 108 bilhões. O general alegou que não houve aumento para os militares e sim “uma reestruturação”.
Braga Netto também não respondeu outra pergunta do deputado, que questionou sobre o fato de no dia 23 de abril de 2021, o presidente da República, Jair Bolsonaro, ter afirmado, em entrevista ao programa Alerta Nacional, da TV A Crítica, que conversava com os seus 23 ministros sobre um plano de colocar as Forças Armadas nas ruas contra medidas de isolamento social tomadas por governadores e prefeitos.
“Qual é a atual fase de discussão do plano mencionado pelo presidente? Ele já está sendo planejado ou desenvolvido? Qual o posicionamento do Ministério e do Comando das Forças Armadas sobre o plano?”, questionou Rubens Bueno.
Braga Netto se limitou a dizer que não comenta declarações do presidente da República e sugeriu aos parlamentares que façam essa pergunta para Bolsonaro.