Alessandro Vieira apoia criação de CPI para investigar ‘orçamento secreto’ de Bolsonaro

‘Todas as iniciativas de apuração de possíveis desvios são válidas e merecem nosso apoio’, diz o senador (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), subscreveu o requerimento do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) que propõe uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o esquema revelado pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’ de um suposto ‘orçamento secreto’, de R$ 3 bilhões, por parte do governo Jair Bolsonaro para conquistar apoio de parlamentares no Congresso Nacional.

“Todas as iniciativas de apuração de possíveis desvios são válidas e merecem nosso apoio, mais ainda quando tratam de recursos públicos aplicados durante uma pandemia”, afirmou Alessandro Vieira.

A CPI, se aprovada, apuraria “indícios de irregularidades consignados à conta do Ministério do Desenvolvimento Regional e órgãos vinculados, executados durante o ano de 2020 sob a rubrica ‘emenda do relator’, seja por meio de transferências voluntárias ou por execução direta da administração central e suas unidades orçamentárias vinculadas”.

Reportagem do Estadão rastreou o uso de R$ 3 bilhões em emendas extras liberadas pelo governo. Roberto Rocha é aliado de Bolsonaro e tem apadrinhados na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), estatal que serviu de principal caminho para a execução das verbas secretas.

Para ser instalada, a CPI precisa das assinaturas de no mínimo um terço dos senadores, ou seja, 27 parlamentares. (Assessoria do parlamentar)

Leia também

Edital de convocação de reunião extraordinária do Diretório Nacional do Cidadania

Ofício 030/2025 - Cidadania/DN Brasília, 25 de novembro de 2025. Pelo...

Ato da Secretaria-Executiva nº 02/2025

Dispõe sobre a comunicação das providências decorrentes do Ato...

Adeus ao Poeta da Política

José Alberto Pepe Mujica Cordano: O Guerreiro, o homem...

Luiz Carlos Azedo: Menos ambição e mais modéstia

Os trilhos nos quais o novo governo deve e pode avançar são o fortalecimento da democracia, com respeito a suas instituições.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!