A Comissão de Seguridade Social deverá debater nos próximos dias a incorporação no SUS (Sistema Único de Saúde) da oxigenação por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, é a autora do requerimento de audiência pública.
O ECMO é capaz de funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos. A terapia também está sendo aplicada na rede hospitalar privada em pacientes graves de Covid-19.
“A intenção dessa audiência é aprofundar o debate para que essa tecnologia, que exige aplicação de recursos em estrutura hospitalar e investimento em equipe técnica e multidisciplinar, possa vir a ser adotada no SUS”, defendeu a parlamentar.
Zanotto também argumenta que o debate poderá contribuir para o aperfeiçoamento do Projeto de Lei n° 1514/2021, que torna obrigatório nos hospitais de campanha para o combate à Covid-19.
Convidados
O debate contará com a participação de representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); do Ministério da Saúde; da Conitec (Comissão Nacional Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde); e do presidente da Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea, Dr. Luiz Fernando Caneo.