A Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 aprovou nesta terça-feira (18) requerimento de autoria da relatora do colegiado, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), para debater em audiência pública a falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas contra a Covid-19. Ainda não há data para realização do debate.
Para Zanotto, a oitiva, que contará com a participação do Instituto Butantan, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), desenvolvedores no Brasil, respectivamente, da Oxford-Astrazeneca e da CoronoVac, poderá apontar caminhos para agilizar a entrega de insumos por parte dos fabricantes chineses.
“Os dados sobre a contaminação e de óbitos continuam preocupantes. Sabemos que a única forma efetiva de sairmos desta tragédia sanitária é pela vacinação. Precisamos unir esforços para que a imunização da população não sofra total paralisação por falta de insumos para aumentar a quantidade de doses de vacinas”, afirmou Carmen Zanotto.
Convidados
A deputada Carmen Zanotto solicita a participação na audiência dos seguintes convidados: presidentes da Fiocruz, Nísia Trindade; do Instituto Butantan, Dimas Covas; e de representantes dos Ministérios de Relações Exteriores, da Saúde e das Embaixadas da China e da Índia.