Projeto de Carmen Zanotto prevê manutenção de financiamento federal de leitos de UTI para Covid-19

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) protocolou nesta terça-feira (11) na Mesa Diretora projeto de lei que prevê a manutenção do pagamento pelo Ministério da Saúde de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adulto e pediátrico destinados a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave/Covid-19.

A medida prevalecerá até que a pandemia do coronavírus esteja controlada no país.

Para Carmen, o projeto (PL 1778/2021) se justifica diante do receio de que o país possa voltar a viver a mesma situação do início de 2021, em que houve aumento no número de casos e de internações em razão da falta de leitos.

“Esta proposta é fundamental para que o sistema de saúde não seja surpreendido por uma nova onda sem a estrutura necessária. A cada dia este vírus tem novas variantes, novas cepas. A manutenção dos leitos de UTI vai dar aos estados e municípios mais segurança para enfrentar situações de emergência”, defendeu Zanotto, relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

De acordo com a proposta, os recursos serão repassados aos entes federativos conforme as solicitações apresentadas ao Ministério da Saúde pelos estados, municípios e o Distrito Federal.

O texto prevê ainda que os valores dos leitos de UTI Covid financiados pela União não poderão ser inferiores a R$ 1.600,00, levando-se em consideração as diárias de UTI-II adulto e pediátrica.

O projeto de Carmen Zanotto tem como coautores integrantes da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!