Alessandro Vieira pede quebra de sigilos de Fabio Wajngarten

‘É melhor mentir à Veja que à CPI. Lá pode dar um processo, aqui pode dar cadeia’, disse o senador sobre contradições do ex-secretário do Secom (Foto: Leopoldo Silva/Agencia Senado)

Diante das contradições entre a entrevista de Fábio Wajngarten à revista Veja e as declarações nesta quarta-feira ( 12) à CPI da Pandemia, o  líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), protocolou um pedido na  comissão para a quebra dos sigilos fiscal, bancário, telefônico e telemático do ex-secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro.

“É melhor mentir à Veja que à CPI. Lá pode dar um processo, aqui pode dar cadeia”, disse o senador a Wajngarten.

Para Alessandro Vieira, é preciso saber se o ex-secretário diz a verdade aos senadores sobre a atuação de Bolsonaro e do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na demora em comprar a vacina da Pfizer. Na entrevista, o ex-secretário atribuiu a demora à incompetência de Pazuello. Mas na CPI, ele evitou criticar o ex-ministro.

Ao ser confrontado pelo senador na sessão da comissão, Wajngarten confirmou que o presidente deu aval para que se facilitasse as negociações com a farmacêutica Pfizer, um dos fornecedores da vacina contra a Covid-19.

Wajngarten, no entanto, respondeu a Alessandro Vieira que não atuou em benefício de outros fornecedores.

Outra providência adotada pela CPI para tentar esclarecer as contradições entre o que Wajngarten disse à Veja e o que declarou aos senadores foi requisitar à revista os áudios da conversa com o ex-secretário.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!