Eliziane Gama: Liberdade de imprensa, sempre e mais

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, data instituída pela Assembleia Geral da ONU, o Brasil não tem muito a comemorar.

Primeiro, essa liberdade tem alguma relação com as condições de vida dos profissionais que a exercem. E elas são dramáticas. O desemprego na área da comunicação social aumentou, os salários se aviltaram, a quantidade de horas trabalhadas se estendeu para além das jornadas normais. Bicos, contratos precários ou a falta deles, a velocidade da apuração da notícia — tudo concorre para prejudicar o alcance e a credibilidade da informação.

Segundo, o peso desse cenário não pode ser debitado às empresas tão somente. Elas, sacrificadas pelas novas tecnologias e por novos modelos de negócios, convivem com dificuldades de investimento e veem sua rentabilidade cair a níveis insustentáveis.

Com a emergência das grandes plataformas virtuais — Google, Facebook, Amazon, entre outras —, houve uma reorientação abrupta do mercado publicitário, com impactos pesados sobre jornais, rádios e emissoras de televisão.

Na outra ponta, com os serviços de dados e equipamentos portáteis de todos os tipos, as mídias tradicionais perdem leitores, ouvintes e telespectadores, estreitando ainda mais as possibilidades de captação de recursos.

Em alguns países vêm sendo celebrados acordos para minimizar esse desequilíbrio. Lembramos, alguns projetos sobre o tema tramitam no nosso Congresso Nacional e eles não podem ficar engavetados.

A comunicação social encontra-se em um momento delicado. No Brasil e no mundo. O Parlamento não pode se furtar a esse embate.

Se entendemos a marcha inexorável da tecnologia, não podemos permitir que o nosso setor estruturado de mídia, que acompanha a formação histórica da República, fique à mercê apenas do mercado, com o Estado alheio à realidade.

Liberdade de imprensa, entretanto, é um conceito civilizatório e imaterial, e em importância vem antes das empresas e do próprio emprego. No Brasil, ela não anda bem — aqui se desassocia do que acontece nos demais países democráticos.

No ano passado, segundo entidades do setor, o Brasil registrou 150 violações à liberdade de imprensa e expressão. Na lista dos Repórteres Sem Fronteiras, o país aparece no 107° lugar do ranking mundial nesse quesito. Estamos atrás dos nossos vizinhos Chile, Argentina e Paraguai. Uma vergonha nacional.

A liberdade de imprensa é um dos pilares de uma sociedade arejada, cultural e espiritualmente. Devemos estar sempre atentos na defesa e ampliação dessa conquista. E redimensioná-la com novas abordagens, para que ampare e esteja amparada também por novas plataformas de informação, nascidas com a internet e outros meios virtuais. A liberdade de imprensa de ontem urge ser projetada para o futuro.

A situação desconfortável do Brasil no quesito se acentua em virtude de um governo reativo ao regime democrático. Fundado em preconceitos insanáveis contra mídias estruturadas e jornalistas profissionais, aposta na arma e na violência como solução social, não no diálogo plural e na boa informação.

O Congresso tem de agendar amplos debates e buscar soluções criativas, inovadoras e sustentáveis para a vivificação da liberdade de imprensa. Quanto a esse ponto, o Conselho de Comunicação Social, órgão definido pela Constituição e com seus membros já eleitos, embora ainda não empossados, poderia aportar grande contribuição.

Estar alinhado com a liberdade de imprensa, eis um compromisso que deve estar no coração e na mente de cada um dos brasileiros.

Liberdade de imprensa: sempre para mais, nunca para menos! (O Globo – 03/05/2021)

Eliziane Gama, senadora (Cidadania-MA), jornalista e radialista

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!