Filie-se

Faça a sua filiação online

Conheça

Participe

Acompanhe

Acesse também

Filie-se

Faça a sua filiação online

Contas

Conheça

Participe

Acompanhe

Acesse também

PL da vacinação em fins de semana é aprovado com emenda de Alessandro Vieira que prevê campanha publicitária sobre plano de imunização

Sugestão incorporado ao texto do projeto visa esclarecer os efeitos benéficos da imunização universal com o intuito de estimular a vacinação em massa da população (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Senado aprovou nesta terça-feira (27) projeto de lei (PL 1136/2021) que torna obrigatória a vacinação diária, inclusive aos finais de semana e feriados – como medida excepcional para o controle de surtos, epidemias ou pandemias -, com emenda do líder do Cidadania, Alessandro Vieira (SE), que obriga a veiculação diária de campanha publicitária nacional para explicar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

A emenda, acatada pela relatora da matéria, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), visa esclarecer os efeitos benéficos da imunização universal com o intuito de estimular a vacinação em massa da população.

O projeto que segue agora para análise da Câmara dos Deputados adiciona dispositivos à Lei do Programa Nacional de Imunizações (Lei 6.259, de 1975) estabelecendo que a oferta de vacinação diária e nos fins de semana deverá ocorrer até que se atinjam as metas definidas pelos respectivos planos de ação para cada grupo, em cada fase do processo de imunização. O texto também altera a Lei  14.124, de 2021, estabelecendo as mesmas regras para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, que funciona no âmbito do PNI (Plano Nacional de Imunizações).

Interrupções

Além disso, a vacinação diária só deverá ser interrompida em três hipóteses: quando houver a falta de estoque de vacinas; nos casos em que for necessária a reserva de vacinas para atender a aplicação em grupos que precisem da segunda dose; e quando for demonstrada e justificada a inviabilidade técnica ou operacional pela direção municipal do SUS. (Com informações da Agência Senado)

Leia também

Reunião da Executiva Nacional – 26 de Maio de 2025

Ofício 009 /2025 - Cidadania/DN Prezados(as) companheiros(as), Por meio deste, estamos...

Uma nova luta de classes se formando

Uma questão central, hoje, tem que ver com a...

Projeto de Alex Manente impede que agressores sejam motoristas de aplicativos

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou projeto (PL 1689/2025)...

Em Lages, Prefeitura do Cidadania faz mutirão e recupera ruas de 22 bairros

A Prefeitura de Lages (SC), administrada por Carmen Zanotto...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!