Eliziane Gama quer discussão aprofundada sobre projeto de regularização fundiária

Senadora pediu a retirada da proposta de pauta para busca de entendimento com o relator da matéria (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

Inicialmente agendada para esta quarta-feira (14), foi adiada para hoje (15) a votação do projeto que regulariza ocupações fundiárias em terras da União (PL 4348/2019), de autoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM). A retirada de pauta atendeu a requerimentos apresentados pela líder do bloco parlamentar Senado Independente, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), e pelo senador Paulo Rocha (PT-PA), que pediram uma discussão mais profunda sobre a matéria.

Eliziane sustentou seu requerimento argumentando a necessidade de chegar a um entendimento com o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator do projeto. Paulo Rocha tratou da complexidade de uma legislação que abrangerá diferentes biomas e regiões.

“Nós estamos tentando construir aqui um acordo, conversando com o pessoal da Contag [Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura], com os nossos demais colegas e com o relator desse item para que a gente possa conseguir um entendimento”, disse a senadora.

O PL 4348/2019 regulariza todas as colonizações em terras da União ocorridas antes de 10 de outubro de 2008. Aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro de 2019, o texto beneficia ocupações ocorridas depois de 1985 que ainda não têm amparo legal para sua regularização. (Com informações da Agência Senado)

Leia também

Cidadania aprova início de tratativas para federação com o PSB

Executiva Nacional decide por unanimidade abrir diálogo com o...

Renata Bueno lança novo site para fortalecer a conexão entre Brasil e Itália

Renata Bueno, primeira deputada ítalo-brasileira no Parlamento Italiano, acaba...

Cidadania/PR avança com novas filiações e consolida projeto para 2026

Com informações de Yuri Augusto Raysel Rodrigues No último sábado...

Resolução Orgânica nº 004/2025 – Comissão Provisória partido no Tocantins

O Presidente, ad referendum da Comissão Executiva Nacional, RESOLVE: Art....

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!