Alessandro Vieira pede convocação de Paulo Guedes na CPI da Pandemia

Senador quer ouvir o ministro sobre a gestão econômica da pandemia, com a concessão do auxílio emergencial (Foto: Reprodução/TV Senado)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE) apresentou requerimento de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, na CPI da Pandemia. O senador quer informações sobre a gestão econômica da pandemia, com a concessão do auxílio emergencial e a falta de recursos do orçamento para enfrentamento da crise em 2021.

“A respeito das questões relativas ao auxílio emergencial e outras medidas econômicas de contenção da pandemia, é necessária a oitiva das autoridades que participaram ativamente das tomadas de decisão e execução das medidas correspondentes, de modo a esclarecer os fatos aos membros desta Comissão Parlamentar de Inquérito”, justifica Alessandro Vieira, que considera fundamental a presença de Guedes na comissão para explicar a execução do auxílio aos trabalhadores e informais que perderam renda e emprego na pandemia da Covid-19.

Além do ministro da Economia, o parlamentar pede ainda no mesmo requerimento que sejam ouvidos pela CPI o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal; a secretária Nacional do Cadastro Único, Nilza Emi, ligada ao Ministério da Cidadania; e o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), relator da PEC ao Auxílio Emergencial na Câmara dos Deputados.

O pedido deve ser analisado pela CPI na próxima reunião para votação de requerimentos.

Gastos com propaganda

Alessandro Vieira requereu também ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Comunicação Social o detalhamento da quantidade e o conteúdo de propagandas realizadas pelo governo e o correspondente valor das despesas, incluindo pagamento a influenciadores digitais, das ações de comunicação no combate à pandemia.

O documento solicita um levantamento completo sobre o conteúdo das inserções, campanhas e propagandas com informações sobre público-alvo, modelo de tratamento, valor e forma da contratação. O requerimento ainda será votado pela CPI.

Leia também

Arrogância do Carrefour lembra a ‘guerra da lagosta’

O presidente Lula da Silva precisa tomar cuidado para...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/11/2024)

Prazo para a diplomação de eleitos vai até o dia 19 de dezembro

O prazo final para a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!