Freire: Bolsonaro é fonte constante de desestabilização institucional

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, participou na ultima terça-feira (27) de programa da Rádio Jornal de Pernambuco para debater o papel do poder judiciário na democracia brasileira. Na ocasião, Freire avaliou que o presidente Jair Bolsonaro é fonte constante de instabilidade entre os poderes, principalmente em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Temos um governo que sistematicamente produz criticas com a única intenção de golpear as instituições democráticas”, disse. “Isso não é atitude de presidente, mas de alguém que pensa viver em uma sociedade de marginais, insistindo em não respeitar a República e as pessoas. Uma sociedade que ele imagina ser assim desde a sua origem no Rio de Janeiro, homenageando milicianos”, completou.

Ele também ponderou que muitas vezes os próprios ministros concorrem para o desgaste pretendido por Bolsonaro ao discutirem publicamente.

“Assistimos muitas vezes até mesmo um fla-flu entre ministros, o que evidentemente não é bom. Veja o caso também, aí já de um ruído externo, do presidente do Senado Federal: sentou em cima de decisões do próprio Parlamento, desrespeitando, assim, a própria Constituição. Tudo isso gera clara insegurança na sociedade brasileira”, exemplificou.

Freire afirmou que a postura de Bolsonaro não condiz com a de uma sociedade “minimamente civilizada”.

Leia também

Cristovam Buarque: Tarefa histórica

A educação de base é a principal barreira a impedir nosso avanço civilizatório.

Venezuela caminha do “iliberalismo” para a ditadura

Denúncias de prisões arbitrárias, ameaças, torturas e mesmo a execução de opositores do regime são constantes. A Venezuela vive um caos econômico.

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!