‘Salles presta desserviço com política de desmonte da fiscalização ambiental’, diz Eliziane Gama

A sua política de retrocesso, de passar a ‘boiada’ não pode mais continuar”, cobra a senadora (Foto: Reprodução)

A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), criticou na rede social, nesta quarta-feira (21), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pela mudança nas regras das atividades de fiscalização ambiental dos servidores do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

“O ministro Ricardo Salles presta um imenso desserviço ao Brasil com sua política de desmonte das estruturas de fiscalização e de combate ao desmatamento. A sua política de retrocesso, de passar a “boiada” não pode mais continuar”, afirmou a senadora, que defende o afastamento do ministro do cargo.

Nesta terça-feira (20), 400 servidores do Ibama divulgaram uma carta endereçada ao presidente do órgão, Eduardo Bim, afirmando que estão com suas atividades de fiscalização totalmente paradas após uma decisão de Salles, que mudou o rito para a aplicação de multas ambientais. Segundo os fiscais,  a instrução normativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), emitida na semana passada, “inviabiliza” as ações de combate ao desmatamento na Amazônia.

Publicada no Diário Oficial da União dia 14 de abril, a alteração nas regras para aplicação de multas ambientais determina, na prática, que as sanções só sejam autorizadas depois de passarem pela análise de um supervisor. Os fiscais afirmam que essa mudança cria uma figura semelhante a um “censor” e que isso prejudica as ações de combate a crimes ambientais.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!