Senadores são contra alteração de lei que pode furar a fila de prioridade de vacinação contra Covid-19

“O que o Brasil exige é um Plano Nacional de Imunização eficiente e justo para  todos”, defende a bancada do Cidadania (Foto: William Borgmann)

A bancada do Cidadania no Senado divulgou nota pública (veja abaixo) na qual manifesta o posicionamento contrário dos três parlamentares do partido à proposta de alteração da legislação (Lei 14125/2021) sobre a aquisição e distribuição de vacinas pela iniciativa privada.

Para os senadores, a mudança na lei teria como resultado ‘a burla à fila de prioridades estabelecida pelas autoridades de Saúde’ no plano de vacinação contra a Covid-19.

“O direito à saúde é de todos os brasileiros, sem distinções, o que torna imoral a possibilidade de acesso antecipado para quem disponha de melhores condições financeiras”, diz trecho da nota.

O projeto que altera a lei está em tramitação na Câmara dos Deputados e visa permitir à iniciativa privada comprar vacinas contra a Covid-19 para a imunização gratuita de seus empregados, desde que doe a mesma quantidade ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Hoje, a legislação já permite a compra dos imunizantes por pessoas jurídicas. No entanto, a regra é que todo o estoque deve ser doado ao SUS até que seja concluída a vacinação dos grupos prioritários.

NOTA PÚBLICA

A bancada do Cidadania no Senado manifesta sua opinião contrária à proposta de alteração da Lei 14125/2021, que abriria novas possibilidades de aquisição de vacinas contra a Covid pela iniciativa privada, com a consequente burla à fila de prioridades estabelecida pelas autoridades de Saúde.

O posicionamento da bancada está alicerçado no entendimento de especialistas com notório saber na área, como Gonzalo Vecina Neto, e na opinião de entidades como a Organização Mundial da Saúde.

O direito à saúde é de todos os brasileiros, sem distinções, o que torna imoral a possibilidade de acesso antecipado para quem disponha de melhores condições financeiras.

O que o Brasil exige é um Plano Nacional de Imunização eficiente e justo para  todos. O Congresso Nacional já disponibilizou recursos em volume suficiente para que o Executivo faça as aquisições e garanta o direito básico à vida para todos os brasileiros.

Senador Alessandro Vieira – SE

Senadora Eliziane Gama – MA

Senador Jorge Kajuru – GO”

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!