Senado aprova projeto de Rubens Bueno que prorroga declaração do IR por 90 dias

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (06) o projeto de lei (PL 639/2021) do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) que prorroga por 90 dias o prazo final para a apresentação junto à Receita Federal da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Com isso, as declarações podem ser apresentadas até 31 de julho de 2021. A matéria teve um trecho do texto modificado no Senado e retorna para votação na Câmara antes de seguir para a sanção presidencial.

Pelo projeto, o cronograma mensal da restituição do imposto de renda permanece o mesmo e terá início a partir de 29 de maio de 2021, conforme calendário a ser definido pela Receita Federal.

“A aprovação desse projeto é urgente no meio dessa pandemia e vamos trabalhar para que a Câmara confirme a prorrogação da declaração do imposto de renda ainda nesta semana para que a matéria siga para a sanção presidencial, até porque o prazo final definido pela Receita Federal, 30 de abril, está próximo. Esperamos que o governo, que no ano passado prorrogou o prazo por 60 dias, não vete o projeto. Até porque hoje vivemos uma situação muito mais grave do que no ano passado”, disse o autor do projeto, deputado Rubens Bueno.

A modificação feita no Senado, e que agora será analisada pela Câmara, muda de oito para seis as parcelas para o pagamento do imposto devido no caso dos contribuintes que possuem saldo a repassar para a Receita. Com isso, elas devem ser quitadas até 31 de dezembro de 2021. A argumentação do relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM), é de o governo alegou que não seria possível estender o pagamento das parcelas até janeiro e fevereiro de 2022, pois isso alteraria a previsão de arrecadação prevista no Orçamento da União já aprovado pelo Congresso.

“Esse projeto é mais uma medida de prevenção ao alastramento do coronavírus e também um reconhecimento as dificuldades que os brasileiros estão passando para cumprir em prazo curto a apresentação da declaração. Imagine, em meio a pandemia, as pessoas terem que sair às ruas em busca de notas fiscais e outros documentos. Esse seria mais um caminho para a contaminação, que é o que não queremos”, reforçou Rubens Bueno, que também é autor de projeto que corrige a tabela do imposto de renda para acabar com a defasagem de cálculo e diminuir o valor pago pelos contribuintes.

O deputado lembrou ainda que vários atores econômicos estão impossibilitados de manter seu funcionamento normal, o que dificulta o acesso de documentos para a declaração e faz com que os contribuintes não tenham tempo hábil para conseguir todas as informações exigidas pela Receita.

“Essa é um reivindicação não só dos contribuintes, mas dos milhares de contabilistas Brasil afora que no meio desta pandemia enfrentam extremas dificuldades para cumprir o prazo curto estabelecido pela Receita Federal em meio a uma crise que assola todo o país”, disse Rubens Bueno.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!