Projeto de Alessandro Vieira que trata da distribuição de vacinas aguarda votação na Câmara

Proposta aprovada pelo Senado em dezembro de 2020 determina que os grupos mais vulneráveis sejam priorizados na vacinação (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Enquanto o Brasil enfrenta o pior momento da pandemia de Covid-19, ultrapassando a média de 1,5 mil mortes por dia, o projeto de lei (PL 4023/2020) de autoria do líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), que estabelece distribuição uniforme de vacinas contra o coronavírus em todo o território brasileiro (veja aqui) ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.

A proposta foi aprovada pelos senadores na primeira semana de dezembro do ano passado e recebida pela Câmara dia 9 de dezembro de 2020 (veja aqui). Até a última atualização dos dados, nesta segunda-feira (08), 8,49 milhões de brasileiros receberam a primeira dose da vacina, o equivalente a 4,01% da população. Quando se observam aqueles que já tomaram as duas doses, esse percentual cai para 1,35% da população.

O PL 4023/2020 define critérios técnicos de distribuição, como dados demográficos, epidemiológicos e sanitários, e a transparência na disponibilização do produto, por meio de dados na internet.

A matéria determina também que os grupos mais vulneráveis sejam priorizados na vacinação, inserindo essa obrigatoriedade na Lei 13.979, de 2020, que regula as ações emergenciais de enfrentamento à pandemia. A medida, segundo prevê o texto do projeto, seguirá parâmetros científicos estabelecidos em regulamento e mantém a prerrogativa dos órgãos técnicos do Poder Executivo de estabelecer esses critérios.

“É preciso garantir que a distribuição da vacina seja justa e equilibrada, possibilitando que todos estados tenham acesso aos futuros imunobiológicos”, defendeu Alessandro Vieira na justificativa do projeto.

Leia também

Cidadania reafirma sua posição contra anistia aos atos golpistas de 08/01/2023

NOTA PÚBLICA O Cidadania 23 reafirma seu compromisso inegociável com...

Cidadania divulga manual para o XXI Congresso do partido, marcado para março de 2026

Para facilitar o trabalho das direções estaduais, o partido...

João Marcelo representa Nova Lima em PPP Américas 2025, no Peru

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira...

Como fortalecer o diálogo entre organizações de pacientes e Legislativo Federal?

Estratégias para os movimentos sociais fortalecerem a interlocução e...

Carmem Zanotto investe no combate ao trabalho infantil em Lages

As crianças devem estudar, brincar, correr, sorrir e, principalmente,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!