Políticas públicas para mulheres é tema de reunião do Diretório Regional do Cidadania

Os desafios da mulher nos espaços de poder e o avanço das políticas públicas para as mulheres e a sociedade foi o foco de uma reunião on line promovida pelo Diretório Estadual de Roraima do Cidadania por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 passado. O encontro foi conduzido pela deputada estadual Lenir Rodrigues, presidente do diretório estadual, e teve a participação da Secretaria de Mulheres estadual, Marlucia Paixão, além de dirigentes dos municípios. 

Lenir Rodrigues destacou a importância da participação dos homens em uma reunião da Secretaria de Mulheres de forma a fortalecer a M23 e todas as Secretarias da sigla para que possam colaborar para impulsionar as ações desenvolvidas pelo partido. 

No mês da mulher são debatidos vários temas, porém o foco da M23 é alavancar a presença da mulher na política, buscando colocá-las na linha de frente do partido, com apoio dos integrantes masculinos da legenda ino ingresso de amigas, mães, filhas, irmãs, a entrarem na política, onde a presença feminina ainda é pequena.

“A mulher não precisa ter mandato para ser política, ela pode fazer militância nas atividades partidárias”, salientou Lenir. 

Segundo ela, a M23 somente vai ser fortalecida se houver empenho de todos que fazem parte desse grupo político. “O bem da sociedade só vai acontecer com a participação de todos e de todas na vida políticas. Não basta xingar, reclamar, temos de agir”, enfatizou. 

Na mesma linha de pensamento, Lenir Rodrigues disse que para mudar o quadro que hoje se vislumbra, é preciso defender o voto ético, é que as mulheres sejam bem votadas nas eleições para que possam cada vez mais ocupar espaços de poder. Além de garantir apoio para homens que abracem a causa feminina e que pensem como as mulheres. 

“O que faz a boa política é a mudança individual de cada um para que as pessoas sejam bem atendidas na sociedade”, disse a deputada.

A coordenadora da M23 em Roraima, Marlúcia Figueiredo disse que em consonância com o que foi determinado pela Secretaria Nacional de Mulheres do Cidadania, até o dia 31 deste mês deverão ser empreendidas ações para organizar as secretarias municipais. 

A psicóloga Lielma Tavares falou sobre a importância do trabalho de rua durante as campanhas eleitorais, momento no qual é possível passar informações às mulheres sobre a importância de sua atuação na política. Segundo ela existe o mito entre as mulheres de que apenas quem tem dinheiro entra na política. “As mulheres precisam entender que basta se preparar para o jogo e desafiar”, disse.

Na mesma linha de raciocínio, a filiada Aline Morais falou do desafio das mulheres que ainda são vistas na política como laranjas no processo eleitoral, com candidaturas de fachada apenas para “preencher espaço”. Segundo ela, é preciso evidenciar mais o trabalho das mulheres para dar suporte à sua atuação. 

A psicóloga Antônia Calheiros tem a mesma opinião. Para ela, é preciso um esforço para a capacitação das mulheres em sua preparação para a vida pública. “Temos de estimular o apoio às nossas companheiras de militância”, disse Antônia.  

Jacildo Bezerra
Ascom Deputada Estadual de Roraima, Lenir Rodrigues

Leia também

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONGRESSO MUNICIPAL DO CIDADANIANO MUNICÍPIO DE GUARABIRA

Nos termos dos Estatutos partidários, e da legislação em...

Isabela Sousa é eleita presidente estadual do Cidadania para os próximos quatro anos

Vereadora de Salvador consolida partido como uma das forças...

Cidadania BH realiza Congresso Municipal

O Cidadania Belo Horizonte realiza no dia 29 de...

Isabela Sousa é eleita presidente estadual do Cidadania para os próximos quatro anos

Vereadora de Salvador consolida partido como uma das forças...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!