Paula Belmonte e Carmen Zanotto se reuniram nesta quinta-feira com autoridades e especialistas para discutir risco de escassez e alternativas de fornecimento do insumo (Crédito das fotos: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)
A pedido da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), a Comissão externa da Câmara dos Deputados de enfrentamento à Covid-19 realizou uma reunião nesta quinta-feira (25) com representantes públicos e especialistas para debater a falta de oxigênio nos hospitais para pacientes com coronavírus.
A situação, segundo a parlamentar, tem preocupado todo o país.
“Nós sabemos que não podemos de maneira nenhuma fazer com que nossos pacientes possam padecer por falta de medicamento, de atendimento e em especial de oxigênio. E eu fico muito triste de ver que nós estamos passando por uma situação quase parecida em Manaus aqui no DF e em outras localidades.”
Paula Belmonte também cobrou mais agilidade e eficiência do Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, presente na reunião.
“Em Brasília e em outras localidades, nós estamos vendo compartilhamento de balas de oxigênio, gambiarras e muitas vezes o médico tendo de retardar o uso de oxigênio aos pacientes porque não tem a quantidade adequada para atender, tem de escolher quem vai estar usando aquele oxigênio naquele momento. Que possamos fazer a previsão com mais agilidade e principalmente com mais eficiência”, acrescentou a parlamentar do Cidadania.
Já a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) alertou que a situação tende a piorar e por isso é preciso pressa. Zanotto é relatora da comissão externa.
“A capacidade e a necessidade e reposição de cilindros é muito rápida e nós não temos cilindros em quantitativos suficientes para garantir. É uma situação que está acontecendo em muitos municípios brasileiros e que poderá se agravar porque os pacientes que deveriam ficar nos hospitais de referência devido à falta de vagas, estão indo para os hospitais de pequeno porte”.