Projeto aprovado pode significar até 3 mil vagas para tratamento contra Covid-19
Com votos dos deputados do Cidadania, a Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (24), o texto-base do Projeto de Lei 1010/21, que cria o Programa Pró-Leitos.
O objetivo da proposta é incentivar que pessoas físicas e jurídicas invistam na contratação de vagas de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS). Os valores gastos pela iniciativa privada poderão ser deduzidos do Imposto de Renda deste ano.
O líder do partido Cidadania na Câmara, deputado Alex Manente, e também autor do projeto que busca punir as pessoas que furam fila na vacinação, afirmou que o momento é de unir esforços para aprovar ações efetivas para combater a pandemia de Covid-19.
“Superando as divergências que podem existir e divisões ideológicas distintas, nós temos um grande desafio, que é diminuir o sofrimento da população brasileira e ver o Brasil sair desse caos que estamos passando onde mais de 300 mil vidas foram tiradas neste ano”, justificou Manente.
Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que é relatora da comissão externa para o enfrentamento ao coronavírus, também destacou a importância da matéria aprovada pela Casa.
“Temos a possibilidade, a partir dessa iniciativa legislativa, de garantirmos e a expectativa de termos mais leitos disponíveis para a população que está aguardando em enfermarias de pequeno ou médio porte, num centro de triagem ou numa UPA”, lembrou a deputada.
Os parlamentares ainda analisam destaques, espécie de proposta de alteração ao texto principal.