Câmara pode derrubar decisão federal que retalia projetos culturais de estados em lockdown

O vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Rubens Bueno (PR), apresentou nesta sexta-feira (05) projeto (PDL 103/2021) que susta portaria da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, suspendendo a análise de propostas culturais em estados onde exista restrição de circulação, toque de recolher, lockdown ou outras ações tomadas como medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19. Na avaliação do parlamentar, a medida é mais uma clara retaliação do governo Bolsonaro aos governadores que se preocupam com a vida dos brasileiros.

A Portaria nº 124, de 4 de março de 2021, publicada hoje no DOU, determina que “só serão analisadas e publicadas no Diário Oficial da União as propostas culturais que envolvam interação presencial com o público, cujo local da execução não esteja em ente federativo em que haja restrição de circulação, toque de recolher, lockdown ou outras ações que impeçam a execução do projeto”.

“A medida é mais do que uma discriminação ao setor cultural. Trata-se de um incentivo à realização de atividades presenciais no grave momento de pandemia que impõe a todos ações de restrição excepcional quanto a possíveis aglomerações para a preservação da vida, o que torna essa portaria duplamente perversa”, condenou Rubens Bueno.

O deputado ressaltou ainda que ao delimitar que só serão analisadas as propostas culturais onde não exista restrição de circulação, num momento em que o país tem mais de 1.800 mortes diárias, exclui projetos que possam ser realizados por meio virtual em entes federados que estão preocupados com a preservação de vidas.

“Impedir o apoio a projetos culturais em locais que estão em lockdown ou outros tipos de restrição de circulação é atentar contra a saúde e a cultura”, resumiu o deputado, que espera do comando da Câmara “uma reação rápida contra mais esse despautério do governo Bolsonaro”.

Leia também

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONGRESSO MUNICIPAL DO CIDADANIANO MUNICÍPIO DE GUARABIRA

Nos termos dos Estatutos partidários, e da legislação em...

Isabela Sousa é eleita presidente estadual do Cidadania para os próximos quatro anos

Vereadora de Salvador consolida partido como uma das forças...

Cidadania BH realiza Congresso Municipal

O Cidadania Belo Horizonte realiza no dia 29 de...

Isabela Sousa é eleita presidente estadual do Cidadania para os próximos quatro anos

Vereadora de Salvador consolida partido como uma das forças...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!