Eliziane Gama propõe sessão no Senado para debater Forças Armadas e democracia

A senadora sugere audiência com Hamilton Mourão, ex-ministros da Defesa e ex-comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A líder do Bloco Senado Independente, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), protocolou nesta terça-feira (30), um requerimento para promover na Casa uma sessão de debates temáticos para debater “As Forças Armadas e a Democracia”.

Na opinião da parlamentar, a atual conjuntura política e econômica brasileira, agravada com a emergência da pandemia, vem apresentando aspectos delicados e preocupantes em relação à democracia e às liberdades.

“No Brasil esse cenário torna-se ainda mais visível quando há manifestações em defesa de medidas totalitárias contra a Justiça, o Parlamento e o próprio regime democrático consagrado pela Constituição de 1988. Agrava ainda mais a situação quando uma parlamentar, ocupando espaço de relevo no Congresso Nacional, sugere a agrupamentos armados a desobediência, totalmente ao arrepio da lei”, enfatiza a parlamentar.

A senadora sugere que participem do evento o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; os ex-ministros da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, José Viegas Filho, Nelson Jobim, Celso Amorim e Raul Jungmann, além do general Edson Leal Pujol, ex-comandante do Exército; o almirante de Esquadra Ilques Barbosa, ex-comandante da Marinha; e o tenente-brigadeiro Antônio Carlos Bermudez, ex-comandante da Aeronáutica.

Em sua conta no Twitter, Eliziane Gama também pediu que o presidente abra mão de qualquer tipo de interferência nas Forças Armadas.

“Nesse momento de trocas no comando da Defesa Nacional, é fundamental destacar o papel constitucional das Forças Armadas: a defesa da Pátria, da democracia e dos Poderes constituídos. Forças Armadas devem se manter apartidárias pelo equilíbrio da Nação”, afirmou.

Audiência com Braga Neto

Eliziane Gama também encaminhou nesta terça-feira (30) um ofício pedindo audiência com o novo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, com os parlamentares do Bloco Senado Independente. O objetivo é conversar com ele sobre as mudanças nas três forças e entender a crise que provocou o pedido de demissão coletiva dos comandantes. (Assessoria da parlamentar)

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!