‘Diplomacia belicosa’ de Ernesto Araújo trouxe isolamento para o Brasil, afirma Eliziane Gama

Para a senadora,  chanceler de Bolsonaro ‘só contribuiu para  o acirramento das tensões entre os Poderes’ (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), disse que o pedido de demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, é um ‘alento’ e que sua atuação como chanceler só ‘trouxe isolamento’ para o País. 

“A saída do ministro Ernesto Araújo é um alento. Sua política diplomática belicosa trouxe isolamento para o Brasil, apequenou o País no cenário mundial e, internamente, só contribuiu para o acirramento das tensões entre os Poderes. Que o novo chanceler saiba fazer a boa diplomacia”, desejou a parlamentar na rede social.

O chanceler pediu demissão nesta segunda-feira (29) sob forte pressão do Congresso Nacional após mais de dois anos no cargo e muitas polêmicas. A situação política de Araújo vinha se deteriorando com críticas de parlamentares na forma como ele conduziu as negociações para a obtenção de doses de vacina contra a Covid-19.

Na quinta (25), ele foi duramente criticado durante audiência no Senado e diversos parlamentares pediram sua demissão.  O último episódio ocorreu no fim de semana, quando Ernesto passou a acusar a senadora Kátia Abreu (PP-TO) de lobby pela implantação da tecnologia 5G no Brasil.

Eliziane Gama repudiou as declarações do ministro envolvendo a senadora e considerou os ataques ‘uma ação contra o Senado e igualmente uma tentativa de jogar a sociedade contra o Parlamento’.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!