Alessandro Vieira defende investigação sobre a alta de preços de combustíveis

Parlamentar apoia a realização de audiência pública pela Comissão de Assuntos Econômicos para debater a existência de um suposto cartel de distribuidoras (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), destacou a importância de uma investigação sobre a alta de preços de combustíveis no País, em declaração à Agência Senado. Desde janeiro, o valor da gasolina vendida pela Petrobras acumula elevação de 34,7% e do diesel de 27,7% no mesmo período, mas os preços ao consumidor nos postos de combustíveis têm ultrapassado os reajustes determinados pela estatal.

“O aumento desenfreado nos preços dos combustíveis prejudica diretamente a população brasileira, que já carece com as dificuldades de transporte, seja ele público ou privado. Esse sistema de distribuição, que desampara os consumidores, impede soluções de fato que diminuam o valor dos combustíveis”, disse o parlamentar.

Membro da Comissão de Assuntos Econômicos, Alessandro Vieira é favorável a realização de uma audiência pública aprovada pelo colegiado para debater a existência de um suposto cartel formado por distribuidoras de combustível.  A comissão vai ouvir o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Alexandre Barreto, sobre o tema, mas ainda sem data prevista para o debate.

Privatização dos Correios

Em entrevista à Radio Senado, Alessandro Vieira disse que o projeto de lei (PL 591/2021) que abre caminho para a privatização do serviço de correios deve ser visto com todo cuidado (ouça aqui).

“É preciso garantir que as empresas que são patrimônio de todos os brasileiros tenham avaliação de preço corretos, e que se deduza de maneira muita clara se é estratégico fazer esse tipo de movimento no momento. Os Correios têm um histórico belíssimo, passou por problemas de gestão sérios e precisar ser muito bem avaliada. Então, essa medida parece apenas uma sinalização para o mercado após a intervenção na Petrobras [pelo presidente Bolsonaro para baixar o preço dos combustíveis] e não é uma medida que tenha efeitos concretos”, avaliou.

Leia também

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (18/04/2024) MANCHETES DA...

Pauta conservadora avança no Congresso

NAS ENTRELINHASPano de fundo é a sucessão dos presidentes...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!