O colapso provocado pela falta de oxigênio em Manaus (AM) motivou a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) a apresentar à Mesa Diretora indicação (INC 18/21) dirigida ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em que solicita a inclusão de usinas de oxigênio no rol dos equipamentos hospitalares que podem ser comprados por meio de emendas parlamentares.
No documento, a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 reforça que a medida traz mais agilidade e possibilita que a compra do insumo seja feita diretamente pelos gestores públicos de saúde.
Carmen avalia que a destinação de recursos para o setor é uma contribuição importante adotada pelo Parlamento para suprir a falta de oxigênio nos hospitais, principalmente nos estados da região da Amazônia, onde a escassez do insumo ainda é grave e tem provocado mortes por covid.
“As pequenas usinas de oxigênio estão salvando vidas nesse momento de pandemia do coronavírus. A nossa sugestão é que esses equipamentos possam continuar a ser adquiridos pelos hospitais onde há grande demanda por oxigênio”, argumentou Zanotto.