A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e relatora da Comissão de Enfrentamento à Covid-19 apresentou, nesta quarta-feira (18), requerimento na Comissão Mista do Orçamento (CMO) para realização de audiência pública com representantes dos Ministérios da Economia e da Saúde para debater com os deputados e senadores a proposta de orçamento de 2021.
Apesar do crescimento da pandemia, o PLN 28/20 não prevê a destinação de recursos para o enfrentamento à Covid-19 e retomada do pagamento do auxílio emergencial.
Ao defender urgência para aprovação do pedido de audiência, a parlamentar do Cidadania destacou a necessidade de a comissão encontrar com o governo meios para assegurar os recursos que garantam atendimento da grande demanda de saúde antes da votação da proposta, que está prevista para o próximo mês de março.
Remanejamento
“É preciso encontramos uma saída, fazer remanejamento do orçamento, para garantir a manutenção dos atendimentos provocados pela pandemia, sem negligenciar os demais serviços da área da saúde. Faltam recursos, inclusive, para assegurar as despesas com a manutenção dos leitos destinados ao tratamento da covid em UTIs, enfermarias, centros de triagem e unidades básicas de saúde”, alertou.
Carmen Zanotto defendeu também mudanças na proposta orçamentária que possibilitem a prorrogação do pagamento do auxílio emergencial à população mais empobrecida no período de pandemia do coronavírus.