Brasil precisa da PEC de prisão em segunda instância, diz Paula Belmonte

A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) disse nesta quinta-feira (11) que o Brasil precisa da aprovação da PEC da prisão após condenação em segunda instância. A proposta, de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania/SP), já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a comissão especial que vai analisar a PEC já foi instalada.

Paula Belmonte disse estar otimista quanto à votação da proposta pelo plenário da Câmara. “Nós, da Frente Ética contra a Corrupção, nos reunimos com o então candidato a presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP/AL), que se comprometeu a colocar a matéria para votar”. Segundo a parlamentar, todos os candidatos assinaram uma carta-compromisso de que a PEC seria apreciada. O acordo é que a votação seja nominal.

A parlamentar do Cidadania lembrou que após a condenação em segunda instância, a Justiça não julga mais os fatos, mas apenas o direito. O Brasil adotava a prisão em segunda instância até que o Supremo Tribunal Federal decidiu que os condenados nessa instância apelariam em liberdade até que se chegasse ao trânsito em julgado, quando não há mais instância recursal.

Leia também

Prazo para a diplomação de eleitos vai até o dia 19 de dezembro

O prazo final para a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/11/2024)

Por que o golpe de Bolsonaro não se consumou?

Na primeira versão, “oficial”, Bolsonaro estaria abatido com a derrota eleitoral e pretendia tirar um “período sabático” nos Estados Unidos, não comparecendo à posse de Lula.

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!