Brasil precisa da PEC de prisão em segunda instância, diz Paula Belmonte

A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) disse nesta quinta-feira (11) que o Brasil precisa da aprovação da PEC da prisão após condenação em segunda instância. A proposta, de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania/SP), já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a comissão especial que vai analisar a PEC já foi instalada.

Paula Belmonte disse estar otimista quanto à votação da proposta pelo plenário da Câmara. “Nós, da Frente Ética contra a Corrupção, nos reunimos com o então candidato a presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP/AL), que se comprometeu a colocar a matéria para votar”. Segundo a parlamentar, todos os candidatos assinaram uma carta-compromisso de que a PEC seria apreciada. O acordo é que a votação seja nominal.

A parlamentar do Cidadania lembrou que após a condenação em segunda instância, a Justiça não julga mais os fatos, mas apenas o direito. O Brasil adotava a prisão em segunda instância até que o Supremo Tribunal Federal decidiu que os condenados nessa instância apelariam em liberdade até que se chegasse ao trânsito em julgado, quando não há mais instância recursal.

Leia também

Cidadania encerra ciclo de congressos municipais em Duque de Caxias

O Congresso Municipal do Cidadania em Duque de Caxias,...

Resolução Orgânica 001/2025 – Cidadania/PB

Fixa as Normas Gerais para o Congresso do Cidadania...

Ato da Tesouraria Nacional nº 05/2025

Dispõe sobre a vigência, eficácia e continuidade de produção...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!