Omissões de governos na pandemia obrigam apuração do Congresso, defende Alessandro Vieira

‘A gestão pública não está submetida a vontades ou crenças pessoais do governante eventual, mas sim a princípios constitucionais claros’, lembra o parlamentar, que apoia a instalação de CPIs para investigar a crise na saúde agravada pela pandemia de Covid-19 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O vice-líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), defendeu nesta segunda-feira (19) a criação de CPIs (Comissões Parlamentares Mista de Inquérito) para que os responsáveis pela crise na saúde pública brasileira, agravada pela pandemia do novo coronavírus, possam ser responsabilizados.

“Os fatos obrigam o Congresso a apurar em detalhe as ações e omissões dos governos federal e estaduais na prevenção e combate à pandemia de Covid. A gestão pública não está submetida a vontades ou crenças pessoais do governante eventual, mas sim a princípios constitucionais claros”, lembrou o parlamentar na rede social.

Alessandro Vieira assinou os requerimentos de criação de CPI, no Senado,  e de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), no Congresso Nacional, apresentados pelo líder  da minoria, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para apurar ações do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.

“O Congresso Nacional deve respostas à população que lida, não só com o vírus que tirou a vida de mais de 209 mil brasileiros, mas com a desorganização dos governantes que deixaram faltar itens básicos na saúde, como o oxigênio em Manaus”, afirmou.

Na justificativa para a criação das investigações, Randolfe afirma que o governo federal tem violado, de forma sistemática, os direitos fundamentais básicos de toda a população brasileira à vida e à saúde. Para ele, o Brasil tem dado péssimo exemplo quanto ao controle da pandemia ao deixar de seguir as orientações científicas de autoridades sanitárias de caráter mundial e quando tentou “impedir” que estados e municípios pudessem tomar medidas para diminuir o ritmo de propagação do vírus.

O número mínimo necessário para instalar a CPMI é de 171 parlamentares na Câmara dos Deputados e 27 no Senado. Já a CPI necessita da assinatura de 27 senadores. Segundo informações da Agência Senado, até o fim desta segunda-feira (19), o requerimento recebeu as assinaturas de Randolfe, Alessandro  e dos senadores Jean Paul Prates (PT-RN), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES). (Com informações da Agência Senado)

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!