“Não há nada mais urgente no Brasil hoje do que assegurar investimentos para a imunização de todos os brasileiros”, afirma a senadora (Foto: Mario Tama/Getty Imagens)
A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), defendeu a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro a blindagem que o Congresso Nacional tinha aprovado para os gastos com a vacinação contra Covid-19. Para ela, a prioridade em 2021 deve ser o combate ao coranvírus na peça orçamentária.
“Não há nada mais urgente no Brasil hoje do que assegurar investimentos para a imunização de todos os brasileiros. No Congresso Nacional qualquer veto que venha retroceder o combate à pandemia e também a retomada do crescimento econômico do Brasil será derrubado, porque nós vamos trabalhar nessa direção”, afirmou a senadora.
O texto aprovado pelo Congresso impedia que em 2021 determinados gastos fossem bloqueados no caso de o governo ter queda de arrecadação ou precisar enxugar os gastos públicos. Bolsonaro vetou pontos da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que define as metas e prioridades do orçamento.
Embora tenha vetado a blindagem dos gastos com a Covid-19, o presidente manteve a proteção dez despesas da área militar e de segurança pública.
“A vacinação é nossa prioridade e deve ser garantida para 100% da população”, defende Eliziane Gama.