Pandemia: Freire vê impeachment como única saída para impedir tragédia ainda maior

Presidente do Cidadania condena pregação de Bolsonaro contra o isolamento e pede compra urgente de vacinas do Butantan

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou nesta quinta-feira (28) que o impeachment do presidente Jair Bolsonaro é a única forma de impedir que ele continue a sabotar um plano nacional de controle da pandemia e de vacinação em massa da população. Ele cobrou que o Ministério da Saúde compre imediatamente as 54 milhões de doses adicionais da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Batantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

“Não é possível que as autoridades em todas as esferas ficarão assistindo, mais uma vez, ao presidente Jair Bolsonaro, assim como fez em 2020, pregar contra o isolamento, como hoje em Sergipe, e sabotar a única estratégia viável de reabrir a economia e evitar milhares de mortes por dia. Se comporta como tivéssemos vacina sobrando e vacina não há. Precisaremos de todas as vacinas disponíveis e ele está deliberadamente retardando a aquisição não só da Coronavc, mas de todas as outras”, observou.

Freire alertou que quanto mais demorar o processo de vacinação, mais difícil será controlar a pandemia em virtude do espalhamento de novas variantes mais transmissíveis, assim como aconteceu no Amazonas.

“A estratégia macabra de 2020, quando Bolsonaro negava a pandemia e falava contra o isolamento, levou a mais de 220 mil mortes. Serão quantas outras mil mortes se ele continuar no poder? Numa atitude criminosa, incentiva o fim do isolamento e silencia sobre a compra de vacinas quando não coloca sua eficácia em dúvida. Pela projeção do ex-ministro da Saúde Luiz Mandetta e de outros especialistas, o gravíssimo quadro visto no Amazonas, com falta de oxigênios e insumos hospitalares, pode se alastrar pelo Brasil nos próximos 60 dias. Cada dia conta. São vidas e famílias em desespero”, apontou.

Hamilton Mourão

O presidente do Cidadania também condenou veementemente os que ainda acreditam que o presidente possa ser de alguma forma moderado. Ele fez menção ao episódio de ontem em que Bolsonaro, em linguagem, segundo ele, marginal, xingou jornalistas e não explicou as suspeitas sobre gastos milionários com supermercado por parte do governo. O ataque, feito numa reunião em uma churrascaria, foi aplaudido por autoridades como o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

“Pior que a claque aplaudindo, de barriga cheia, com dinheiro público, é quem contemporiza, em todas as esferas, no Legislativo, no Executivo, no Judiciário e no MP, com esse projeto de poder que explora a morte de milhares de brasileiros. É preciso dar um basta. Alguns já acordaram para esse cenário. Vimos o MP de contas apontar indícios de irregularidades na compra de leite condensado e outros itens alimentícios. Vimos o TCU apontar ilegalidade na compra de cloroquina, que não é eficaz contra o coronavírus. E ainda o STF abrindo inquérito pra investigar a desídia do ministro Pazuello. Tudo isso é corrupção. Tudo isso exige CPI e impeachment”, sustentou.

Por fim, ele ainda avaliou que a notícia de que assessores do general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, estariam sondando deputados sobre eventual saída de Bolsonaro mostra que o impeachment começa a se impor.

“Militares antecipam cenários e esse é cada vez mais presente. Muito embora ele tenha negado, é muito plausível que esteja acontecendo. Isso faz parte do processo de idas e vindas comuns quando se discute efetivamente o afastamento. Conversas começam no bastidor e depois ganham as ruas”, concluiu.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!