Nota em homenagem aos 467 anos de São Paulo

Non ducor duco, diz o lema da bandeira da cidade de São Paulo. Não sou conduzido, conduzo. No aniversário de 467 anos da capital paulista, lanço um olhar sobre a diversidade. Porque só conduz quem é capaz de liderar. E só lidera quem faz das diferenças um ativo.

São Paulo tem 4 milhões de negros e pardos, a maior colônia japonesa fora do Japão, a maior comunidade italiana do Brasil, muçulmanos, protestantes, católicos, quase 300 mil imigrantes de outros países, brasileiros dos mais diversos estados,  baianos, pernambucanos e cearenses à frente, abriga a maior parada do orgulho LGBT do mundo.

Toda uma diversidade que venceu diferentes graus de adversidade pra fazer de São Paulo uma cidade única, aberta, cosmopolita, referência em inovação na América Latina, a mais inteligente e conectada do país, a mais rica. Mas São Paulo é também uma das cidades mais desiguais.

Desigualdade essa que se revela especialmente preocupante na pandemia, que vem vitimando mais negros do que qualquer outro grupo étnico, embora não formem a maioria da população. Para continuar liderando, a maior capital do país terá de dirigir um olhar mais alentado para as suas contradições e conduzir um processo mais acelerado de inclusão.

Poderia, por exemplo, dar prioridade à população negra e periférica na campanha de vacinação contra a COVID-19, ao lado de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença, num sinal de que todas as vidas realmente importam.

Quem lidera tem de liderar também pelo exemplo.

Que esse seja o exemplo para os próximos 467 anos!

Roberto Freire

Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!