Vice-presidente do Cidadania diz que posse de vereador preso é uma afronta

O vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Rubens Bueno (PR), manifestou nesta quarta-feira, 13, a sua indignação com a posse por videoconferência do vereador de Alvorada do Sul, no Paraná, Diogo Canata. Ele, que está preso desde julho de 2020 pela acusação de chefiar o tráfico de drogas na cidade, foi quarto mais votado da cidade.

“Um agente público não pode exercer suas funções preso. Temos um projeto em tramitação na Câmara que trata deste assunto, afastando imediatamente do cargo pessoa presa que possua cargo eletivo. No caso de Alvorada do Sul, a situação é a mesma. Durante sua função, o vereador deve conduzir suas ações baseando-se nos princípios da administração pública, principalmente nos relacionados à legalidade, impessoalidade e moralidade. Isto que vemos no norte do Paraná é uma afronta”, criticou Bueno.

O projeto de Rubens Bueno (PL 7926/2017) acrescenta o artigo 294-A ao Código de Processo Penal para determinar o afastamento imediato de agentes políticos presos como mecanismo para a proteção da Administração Pública. A proposta atinge vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores, entre outros cargos políticos como os de ministro e secretário de Estado. No caso do Presidente da República já há legislação específica.

“Rotineiramente, vemos agentes públicos, inclusive prefeitos, despachando de cadeias, mesmo após serem presos cautelarmente. Essa aberração não pode continuar”, defende Bueno, que explica que a proposta está em análise na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa mudanças no Código de Processo Penal.

Leia também

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (23/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!