Conselho de Ética do Cidadania aprova relatório e recomenda expulsão do deputado Fernando Cury; decisão caberá ao Diretório Nacional

O Conselho de Ética do Cidadania aprovou neste domingo (10) relatório recomendando a expulsão do deputado estadual Fernando Cury, flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em abordagem imprópria contra a deputada estadual Isa Penna (PSol). O parecer da Comissão e o relatório devem agora ser encaminhados para a Presidência do Cidadania, à qual caberá convocar o Diretório Nacional para deliberar a respeito e decidir pela expulsão ou não do parlamentar.

Para a relatora do procedimento, Mariete de Paiva Souza, a importunação sexual sofrida pela deputada fere frontalmente o Código de Ética do Cidadania em seu artigo 3º, inciso I. O colegiado também entendeu que, mesmo Isa Penna não sendo filiada ao Cidadania, soma-se ao artigo 3º o que estabelece o artigo 2º, inciso II, do Código de Ética.

“As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna. O fato é grave e insolente, não nos permite outra interpretação que não a de estarmos diante de um acontecimento desrespeitoso e afrontoso, que deve ser combatido”, destacou a relatora.

Mariete ressaltou ainda que o caso não pode ser relativizado e lamentou a falta de empatia do deputado quando tentou convencer a todos em plenário de que “aquele era o seu comportamento” e que, se a deputada se “sentiu ofendida”, oferecia as suas desculpas.

“Na direção totalmente oposta dos fatos ocorridos está o Cidadania, que tem em seu programa o compromisso assumido com as bandeiras feministas contra a violência e a exclusão. Por isso, nada menos que sermos exemplares”, sustentou.

A decisão pela expulsão do deputado obedece ao artigo 4º, parágrafo 1º do Código de Ética do Cidadania. “Tendo a eminente relatora Mariete de Paiva Souza apresentado seu relatório e, em não havendo quem dele discordasse ou a ele propusesse emendas, o documento foi aprovado por unanimidade”, completou o presidente do Conselho de Ética Nacional do Cidadania, Alisson Luiz Micoski.

Leia também

Campo Mourão fortalece seu protagonismo político

Mourão em movimento políticoOntem, dia 5, o Cidadania23parana realizou...

Cidadania 23 realizou Congresso Municipal em Itaipulândia

O Cidadania 23 reuniu filiados e lideranças locais no...

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Congresso Estadual do Cidadania no Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!