Freire: golpe tentado por Trump pode ser ensaio para Bolsonaro em 22

“Pela TV e pelas redes sociais, à luz do dia, todo dia, Trump organizou e incentivou a invasão do Capitólio”, diz presidente do Cidadania

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou nesta quarta-feira (7) que, apesar de pequeno o grupo que invadiu o Capitólio para impedir que a derrota do presidente Donald Trump fosse sacramentada, a tentativa de golpe nos Estados Unidos é preocupante e pode inspirar ação semelhante no Brasil por parte de Jair Bolsonaro caso ele perca as eleições em 2022. O brasileiro se inspira no americano e vem constantemente colocando as urnas e o processo eleitoral sob suspeita.

“Pela TV e pelas redes sociais, à luz do dia, todo dia, Trump organizou e incentivou a invasão do Capitólio e a tentativa de golpe nos USA. Cenas de República Bananeira, chinfrim, mas preocupante pelo perigo que representa o extremismo da direita fascista mundo afora. Ensaio para Bolsonaro?”, indagou o ex-parlamentar.

Na avaliação dele, não se tratou de um simples protesto popular. “Pessoas feridas, uma baleada, um explosivo na sede do partido Republicano e um pacote suspeito na sede Democrata. O que ainda falta para classificar isso como terrorismo sob patrocínio de Trump?”, observou.

Freire argumentou que, já há algum tempo, o presidente norte-americano articula uma escalada contra a democracia no país e hoje tentou um golpe e perdeu. “Trump afetou a arrogância e o ar de superioridade que lhe caracterizam, mas o que fica de sua fala é o reconhecimento humilhante de que sua lunática tentativa de golpe foi derrotada”, disse, ao comentar uma fala de Trump após o agravamento da crise.

“Biden exigiu, Trump pôs o rabo entre as pernas e mandou seus insurretos e supremacistas pra casa. Ele nunca deixará, por todo resto de sua existência, de falar que houve fraude nas eleições. O que importa é que ele teve que se render. Corre riscos de ser processado por incitação criminosa contra as instituições republicanas”, analisou o presidente do Cidadania.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!