Alessandro Vieira e Eliziane Gama repudiam invasão do Congresso dos EUA por apoiadores de Trump

Senadora diz que ‘democracia americana foi profundamente agredida pela estupidez de um líder’, e o vice-líder do partido afirma que quem invade de forma violenta ‘prédios públicos para contestar o resultado de uma eleição é bandido’ (Foto: Reprodução/GloboNews )

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), e o vice-líder do partido na Casa, Alessandro Vieira (SE), repudiaram nesta quarta-feira (06) na rede social  a invasão da sede do Congresso dos EUA, em Washington, por apoiadores do presidente Donald Trump durante o processo ratificação da vitória do democrata Joe Biden pelos parlamentares.

“Nas democracias, a invasão do Parlamento como ato de força não pode ser tolerado em hipótese nenhuma. A democracia americana foi profundamente agredida pela estupidez de um líder. Que os brasileiros não deixem prosperar em nosso país vertentes do fascismo e ideias totalitárias”, postou Eliziane Gama em seu perfil no Twitter.

Para a senadora, a invasão de qualquer Parlamento na democracia é uma clara tentativa de golpe.

“É uma ação que não pode ser tolerada. A democracia norte-americana foi profundamente agredida. É estarrecedor e inaceitável”, afirmou.

A invasão do Capitólio ocorreu momentos depois de Trump discursar aos apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral apontando a vitória de Biden nas urnas.

“Quem incentiva a invasão violenta de prédios públicos para contestar o resultado de uma eleição é bandido. Trump mostra o quanto um líder ignorante, desequilibrado e autoritário pode prejudicar a sociedade. Profundamente lamentável, mas que sirva de lição para os brasileiros”, escreveu Alessandro Vieira na rede social.

Leia também

Manifestação da maioria dos membros da Comissão Executiva Nacional

CONSIDERANDO o ato da Secretaria Executiva nº 001/2025, de...

Ato da Tesouraria Nacional nº 02/2025

Esclarecimentos e preservação da regularidade institucional e financeira do...

Ato da Secretaria-Executiva nº 01/2025

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO NACIONAL DO CIDADANIA, no uso das atribuições...

O Brasil dos próximos 20 anos não está sendo construído, alerta Cristovam Buarque

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog do Magno Economista,...

Gaza e Israel: a esperança de paz, a libertação dos reféns e a urgência na defesa dos direitos humanos

Por Renata Bueno, ex-parlamentar italiana e advogada internacional Em um...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!