Vacinas: Cidadania vota pela entrada do Brasil em aliança global da ONU

A bancada do Cidadania na Câmara votou nesta sexta-feira (18) a favor da aprovação pelo plenário do texto-base da Medida Provisória 1003/20, que autoriza o ingresso do Brasil em aliança global coordenada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para acesso a vacinas que estão sendo desenvolvidas no mundo contra o novo coronavírus.

A adesão ao consórcio Covax Facilty coloca à disposição do país, que conta com o apoio oficial de mais de 154 países, a um portfólio de nove vacinas que já estão sendo testadas no mundo.

Alguns desses imunizantes já foram comprados pelo Ministério da Saúde, caso da Oxford/AstraZeneca, que está sendo desenvolvida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da CoronaVAc. Esta, depois de polêmica política, foi incorporada ao Plano de Imunização do SUS.

Na orientação da bancada, a vice-líder do Cidadania, Carmen Zanotto (SC), ressaltou a postura do Parlamento pela preservação da saúde dos brasileiros.

Com a incorporação à aliança, segundo previsão do Ministério da Saúde, o país poderá contar, a partir de fevereiro de 2021, com mais 240 milhões de doses destes imunizantes.

“A aprovação dessa proposta é uma demonstração do comprometimento deste Parlamento com a saúde dos brasileiros. Quanto mais vacinas melhor para imunizar a nossa população contra este vírus terrível que vem dizimando milhares de vidas em nosso país e no mundo”, afirmou Zanotto, relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

Leia também

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (21/11/2024)

Brasil precisa mostrar a sua verdadeira face na COP30, diz Arnaldo Jardim

Para o deputado, o agronegócio nacional tem compromisso com...

Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes

As evidências colhidas por STF e PF apontam que o segundo documento-chave do plano, intitulado “Punhal Verde Amarelo”, foi elaborado pelo general Mario Fernandes.

Em nota, Cidadania cobra mandantes de golpe de estado, que previa assassinatos

Quem são os mandantes? A operação policial que resultou na...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!