A bancada do Cidadania na Câmara votou nesta sexta-feira (18) a favor da aprovação pelo plenário do texto-base da Medida Provisória 1003/20, que autoriza o ingresso do Brasil em aliança global coordenada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para acesso a vacinas que estão sendo desenvolvidas no mundo contra o novo coronavírus.
A adesão ao consórcio Covax Facilty coloca à disposição do país, que conta com o apoio oficial de mais de 154 países, a um portfólio de nove vacinas que já estão sendo testadas no mundo.
Alguns desses imunizantes já foram comprados pelo Ministério da Saúde, caso da Oxford/AstraZeneca, que está sendo desenvolvida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da CoronaVAc. Esta, depois de polêmica política, foi incorporada ao Plano de Imunização do SUS.
Na orientação da bancada, a vice-líder do Cidadania, Carmen Zanotto (SC), ressaltou a postura do Parlamento pela preservação da saúde dos brasileiros.
Com a incorporação à aliança, segundo previsão do Ministério da Saúde, o país poderá contar, a partir de fevereiro de 2021, com mais 240 milhões de doses destes imunizantes.
“A aprovação dessa proposta é uma demonstração do comprometimento deste Parlamento com a saúde dos brasileiros. Quanto mais vacinas melhor para imunizar a nossa população contra este vírus terrível que vem dizimando milhares de vidas em nosso país e no mundo”, afirmou Zanotto, relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.