FAP e Frente Democrática Popular fazem pré-lançamento de livro sobre Sérgio Grando

“Queremos que as pessoas vejam Grando como aquele homem que atuou em todas as frentes com a emoção de quem sempre quis a transformação da sociedade”, diz Elaine Otto, idealizadora do projeto em homenagem ao ex-prefeito falecido em 2016 (Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência Alesc).

A FAP (Fundação Astrojildo Pereira) e a Frente Democrática Popular realizaram virtualmente, nesta quarta-feira (9), o pré-lançamento do livro “Grando, Presente!”. A obra reúne relatos de amigos e colegas políticos do ex-prefeito de Florianópolis Sérgio Grando, falecido em 2016, o primeiro prefeito de capital eleito pelo então recém-fundado Partido Popular Socialista (PPS).

Segundo a idealizadora do projeto, Elaine Otto, o livro tem como objetivo mostrar o pensamento de Grando e a sua constante luta pela transformação da sociedade.

“O que queremos é que as pessoas vejam Grando como aquele homem que atuou em todas as frentes com a emoção de quem sempre quis a transformação da sociedade. Ele realizou um governo que, em quatro anos, foi totalmente comprometido com a ética política. Uma gestão alinhada às mudanças e às transformações que a sociedade precisava naquele momento. Ele não abandonou o desenvolvimento da cidade, mas sempre [atuou] direcionado à periferia. Levou ônibus ao morro, levou água e o [projeto] Sacolão do Povo aos mais necessitados. Ao mesmo tempo capitaneou a vinda do turismo para Florianópolis. Sempre atuando com um ideal desenvolvimentista”, disse Elaine.

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, responsável pelo prefácio do livro, destacou em seu texto que Sérgio Grando precisa ser lembrado como um exemplo de defesa da democracia.

“[Grando] Precisa ser lembrado para reflexão e como exemplo para as novas gerações. Ele foi o político militante das diversas causas em que se empenhou, o combatente da resistência democrática, o profissional da educação, o líder sindical, o organizador do PCB no retorno à legalidade, o legislador e o prefeito de Florianópolis. Em segundo lugar, porque a democracia vive hoje no País um momento reconhecidamente difícil, exigindo de todos, em nome da sua defesa, que se recorra ao diálogo, à articulação política, à construção de convergências fundamentais a fim de se evitar retrocessos”, defendeu.

Já a sua irmã, Sílvia Grando, elogiou a obra e afirmou que o livro representa o ideal com o qual Sérgio Grando sempre trabalhou: o da liberdade.

“É um livro livre. Não tem regras e limites. A forma livre com que o livro foi construído simboliza a visão que meu irmão tinha em relação a construção de uma cidade e da esquerda como um todo. Esse livro nasce de uma convergência de sentimentos de quem viveu o período com meu irmão”, explicou.

Segundo Francisco de Assis, outro idealizador do livro, Grando sempre defendeu virtudes que deveriam ser inerentes a qualquer homem público em uma democracia.

“Grando sempre nos estimulou muito na capacidade de articular. Sempre defendeu princípios como a ética, moralidade e honestidade que foram expressados em as suas realizações como gestor. Sempre preocupado com os mais necessitados”, elogiou.

Sérgio Grando

Sérgio Grando era natural de Veranópolis-RS e professor de formação. Foi prefeito de Florianópolis no período em 1993/1996 pelo PPS. Também atuou como deputado estadual de Santa Catarina, na legislatura 1991/1994. Em 2010, se tornou presidente da extinta da Agesan (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico) e até o seu falecimento, ocorrido em 2016, aos 66 anos, comandou a diretoria Técnica da ARESC (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina).

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!