A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, comemorou nesta quarta-feira (30) a aprovação do uso da vacina Oxford/AstraZeneca pela agência reguladora de medicamentos britânica.
“A aprovação dessa vacina também é uma excelente notícia para o Brasil neste final de ano. É importante lembrar que esse imunizante permite vacinar maior número de pessoas com mais rapidez”, destacou Zanotto.
A Oxford é a principal aposta do Ministério da Saúde para frear a pandemia provocada pelo novo coronavírus, mas para ser usada no país ainda depende do sinal verde da Anvisa.
Segundo Zanotto, o imunizante é mais barato e mais fácil de ser distribuído em todo o país por exigir temperatura entre 2 e 8 graus centígrados para a conservação. “Outro ponto importante é que a Fiocruz será responsável pela distribuição do antivírus no Brasil”, acrescentou.
Após conseguir o registro, a previsão é de que a Fiocruz coloque à disposição da população um milhão de doses da vacina entre janeiro e fevereiro do próximo ano. “Renovamos nossas esperanças para que este cronograma seja mantido para que o início da imunização dos brasileiros ocorra o mais rápido possível”, finalizou Carmen Zanotto.