“É muita desfaçatez”, diz líder do Cidadania sobre acusação de Bolsonaro a respeito do 13º do Bolsa Família

Líder do partido que foi o primeiro a apresentar uma emenda para tornar permanente o 13º do Bolsa Família, o deputado Arnaldo Jardim (SP) reagiu, na manhã desta sexta-feira, com indignação à acusação de Jair Bolsonaro de que o presidente da Câmara é o culpado por, supostamente, não ter pautado o tema.

“É muita desfaçatez do presidente da República. Bolsonaro edita uma MP com previsão de pagar o benefício apenas em 2019, não faz o mínimo esforço para exigir da sua base a votação da matéria e agora tenta transferir responsabilidades. A verdade é que essa situação mostra claramente que o ministério da Economia, que nunca esteve a fim de ajudar os mais pobres, convenceu o presidente que ficou inerte vendo a banda passar”, criticou Jardim.

O Cidadania na Câmara foi o primeiro partido a propor que o abono natalino do Bolsa Família se tornasse um benefício permanente. Emenda nesse sentido foi apresentada pelo então líder da legenda, deputado federal Daniel Coelho (PE), tão logo a MP foi editada em outubro de 2019. A proposta foi aceita pelo relator da matéria na comissão mista, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

No entanto, a base aliada, com o aval do Palácio do Planalto, optou por esvaziar as negociações para tentar votar a proposta em plenário.

“Desde o início de 2020 estamos defendendo que é preciso pagar o 13º do Bolsa Família todos os anos e não apenas num único exercício, como foi originalmente proposto pelo presidente Jair Bolsonaro na referida MP, mas o Executivo optou pela maldade contra os mais vulneráveis”, acrescentou o líder do Cidadania.

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!