Os núcleos Mulheres23 do Cidadania Nacional e do Cidadania-SP divulgaram nota nesta quinta-feira (17) em solidariedade à deputada estadual Isa Penna (PSol-SP). No texto, as mulheres do partido manifestam indignação e repúdio diante do episódio de assédio sofrido pela parlamentar e afirmam que “tal comportamento não passará sem que sejam adotadas as medidas partidárias cabíveis e necessárias”.
“O corpo de nenhuma de nós é espaço público para ser alisado, apalpado ou tocado sem autorização. (…) Solidarizamo-nos com a deputada Isa e com todas as mulheres do Brasil e do Estado de São Paulo que não precisam passar por este constrangimento, em nenhuma hipótese”, protesta a militância feminina do Cidadania.
Leia a nota abaixo:
Nota de Repúdio
Em meio a tantos enfrentamentos, campanhas, e divulgação em prol dos Direitos Humanos das Mulheres é entristecedor ver um ato que assedia um corpo de mulher sendo explicitado numa das Casas do Povo brasileiro. É inadmissível que, mesmo após inúmeras conquistas importantes e especiais, o gênero feminino não seja poupado dos dissabores dos atos machistas.
A Secretaria Estadual de Mulheres do Cidadania do Estado de São Paulo apoiada pela Secretaria Nacional de Mulheres, está indignada e repudia a falta de respeito do deputado estadual Fernando Cury com a deputada ISA PENNA (PSOL), na última sessão extraordinária na Assembleia Legislativa em 16/12/2020.
Nós, mulheres do Cidadania, e demais militantes, recebemos indignados esta abominável notícia acompanhada de vídeo comprovador.
O corpo de nenhuma de nós é espaço público para ser alisado, apalpado ou tocado sem autorização. Solidarizamo-nos com a deputada Isa e com todas as mulheres do Brasil e do Estado de São Paulo que não precisam passar por este constrangimento, em nenhuma hipótese. Tal comportamento não passará sem que sejam adotadas as medidas partidárias cabíveis e necessárias.
SECRETARIA ESTADUAL DE MULHERES DO CIDADANIA-SP
SECRETARIA NACIONAL DE MULHERES DO CIDADANIA23
Brasília, 17 de dezembro de 2020