Eliziane Gama critica ‘termo de consentimento’ para vacinação contra Covid-19

Para a senadora, a exigência cria dificuldades para o sucesso da vacina no combate à Covid-19 (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), criticou nesta terça-feira (15) a decisão do governo de editar a  medida provisória que prevê a compra de vacina contra a Covid-19 pelo programa internacional Covax Facility com a previsão de um “termo de consentimento” a ser assinado por quem tomar a futura vacina.

“Nós estamos lidando com um governo que coloca a disputa política e suas convicções à frente do bem do povo brasileiro.  Enquanto o governo bate cabeça, o Brasil perde vidas e também perde tempo. O Congresso Nacional não vai aceitar isso”, afirmou a parlamentar.

De acordo com o relator da MP,  deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), o texto a ser votado pelo Congresso prevê o  consentimento com o objetivo de tirar da União a responsabilidade sobre eventuais efeitos colaterais da vacina.

Para Eliziane Gama, a exigência cria dificuldades para o sucesso da vacina no combate à Covid-19.

“A proposta agride a saúde pública. A responsabilidade pelos medicamentos é dos laboratórios, não do governo. A Anvisa decide tão somente sobre os relatórios de pesquisa. Talvez uma proposta razoável seja a não obrigatoriedade da vacina”, defendeu.

A MP deve ser votada hoje (15) pela Câmara dos Deputados. A previsão do relator é de que o relatório seja aprovado até quinta-feira (17).

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!