Eliziane Gama critica ‘termo de consentimento’ para vacinação contra Covid-19

Para a senadora, a exigência cria dificuldades para o sucesso da vacina no combate à Covid-19 (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), criticou nesta terça-feira (15) a decisão do governo de editar a  medida provisória que prevê a compra de vacina contra a Covid-19 pelo programa internacional Covax Facility com a previsão de um “termo de consentimento” a ser assinado por quem tomar a futura vacina.

“Nós estamos lidando com um governo que coloca a disputa política e suas convicções à frente do bem do povo brasileiro.  Enquanto o governo bate cabeça, o Brasil perde vidas e também perde tempo. O Congresso Nacional não vai aceitar isso”, afirmou a parlamentar.

De acordo com o relator da MP,  deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), o texto a ser votado pelo Congresso prevê o  consentimento com o objetivo de tirar da União a responsabilidade sobre eventuais efeitos colaterais da vacina.

Para Eliziane Gama, a exigência cria dificuldades para o sucesso da vacina no combate à Covid-19.

“A proposta agride a saúde pública. A responsabilidade pelos medicamentos é dos laboratórios, não do governo. A Anvisa decide tão somente sobre os relatórios de pesquisa. Talvez uma proposta razoável seja a não obrigatoriedade da vacina”, defendeu.

A MP deve ser votada hoje (15) pela Câmara dos Deputados. A previsão do relator é de que o relatório seja aprovado até quinta-feira (17).

Leia também

Cidadania reafirma sua posição contra anistia aos atos golpistas de 08/01/2023

NOTA PÚBLICA O Cidadania 23 reafirma seu compromisso inegociável com...

Cidadania divulga manual para o XXI Congresso do partido, marcado para março de 2026

Para facilitar o trabalho das direções estaduais, o partido...

João Marcelo representa Nova Lima em PPP Américas 2025, no Peru

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira...

Como fortalecer o diálogo entre organizações de pacientes e Legislativo Federal?

Estratégias para os movimentos sociais fortalecerem a interlocução e...

Carmem Zanotto investe no combate ao trabalho infantil em Lages

As crianças devem estudar, brincar, correr, sorrir e, principalmente,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!