Alessandro Vieira diz que País ainda está distante de um cenário de igualdade

“Claro que a dura punição dos culpados é importante, mas só vamos trilhar o caminho certo na busca por igualdade através da educação e da presença de cada vez mais homens e mulheres pretos em espaços hoje estruturalmente reservados para brancos”, afirma o senador (Foto: Diego Vara/Reuters)

Ao se posicionar nas redes sociais pelo brutal assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, o vice-líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), disse nas redes sociais que o Brasil ainda está distante de um cenário de igualdade e que essa condição só será alcançada por meio da educação.

“Claro que a dura punição dos culpados é importante, mas só vamos trilhar o caminho certo na busca por igualdade através da educação e da presença de cada vez mais homens e mulheres pretos em espaços hoje estruturalmente reservados para brancos”, postou o parlamentar em seu perfil no Twitter.

João Alberto foi morto por dois seguranças do supermercado Carrefour, em Porto Alegre, na última quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra. O senador disse se fosse branco João Alberto não teria sido espancado e morto, e que não dá para negar o racismo no Brasil.

“Clarice Lispector dizia que os ignorantes são mais felizes, mas negar a realidade do racismo no Brasil é motivo de enorme tristeza. Ignorando o problema retardamos ainda mais sua solução. Mais um preto morto, vítima de uma violência que um branco não sofreria na mesma situação”, escreveu na rede social.

Para Alessandro Vieira, a composição do Congresso Nacional e das escolas de classe média reforçam o cenário da desigualdade no País.

“Basta olhar para a composição do Congresso Nacional, ou mesmo para qualquer escola de classe média pelo Brasil, para perceber o quanto estamos distantes de um cenário que nos aproxime de um sonho de igualdade. É um caminho longo, mas ele parte de deixar de ignorar a realidade”, disse o parlamentar em outro post no Twitter.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!