Cidadania aponta ingerência política de Bolsonaro na Anvisa e quer explicações de Antonio Barra

Para Roberto Freire, ação federal contra Coronavac é política e pode atrasar programa de imunização contra Covid, único meio de controlar a pandemia e abrir a economia

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, classificou nesta terça-feira (10) de “criminosa” e “desumana” a comemoração do presidente Jair Bolsonaro da morte de um voluntário da Coronavac, vacina do laboratório chinês Sinovac que está na fase 3 de testes contra a Convid-19 no Estado de São Paulo. O caso foi de suicídio, sem relação com o imunizante, mas levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sob influência política de Bolsonaro, avalia Freire, a suspender a pesquisa.

“Trata-se de ato vil do presidente e de Antonio Barra, seu indicado na Anvisa, pra sabotar o desenvolvimento da pesquisa. A ideia das agências reguladoras é afastar ingerência política em prol de decisões técnicas. Bolsonaro colocou lá um militar como ele, que topa atrasar uma vacina pra agradar o chefe. Nunca foram à guerra. Decidiram fazê-la contra os brasileiros: mais de 163 mil baixas e ele acha que ganhou”, apontou Freire.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou requerimento para que Barra preste esclarecimentos ao Senado sobre a decisão da agência. O convite também é direcionado ao presidente Dimas Covas, do Instituto Butantan, que conduz os testes e deve produzir a vacina no Brasil, caso sua eficácia seja comprovada.

“Queremos tratar o tema com seriedade. Acabar com essa discussão infantil de piadinhas nas redes sociais”, explicou o senador à coluna Lauro Jardim, no jornal O Globo. 

A decisão de suspender o teste é precipitada e coloca em risco a imagem do Butantan, centro de pesquisas centenário e internacionalmente respeitado, além de lançar dúvidas sobre a única chance de controlar a pandemia, observou Freire. Daí porque as explicações são imprescindíveis não apenas para a saúde, mas também para a economia, sustentou.

“Bolsonaro quer, como sempre, despertar ódios e paixões e estimular a polarização. Por isso, a declaração absurda sobre a vacina. Repetindo: só a imunização impedirá mais mortes e o fechamento da economia novamente, seja por medo da própria população, seja por decisão dos governos”, analisou o presidente do Cidadania. “Torcer contra uma vacina os limites da baixeza humana”, completou.

O líder do Cidadania na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (SP), também lamentou o episódio e censurou o comportamento do presidente.

“Inconsequente! É assim que classificamos a declaração do presidente, ao comemorar a suspensão pela Anvisa dos testes com a vacina. Além de desprezar a ciência, Bolsonaro se comporta de maneira antiética e desprezível”, protestou.

Aparelhamento

Assim como Freire, o vice-presidente nacional do partido, deputado Rubens Bueno (PR), alertou para a gravidade da ocupação política das agências reguladoras com apaniguados do bolsonarismo. Ele citou o caso do apagão no Amapá, há dias sem fornecimento regular de energia, e cobrou que as decisões tomadas por esses órgãos sejam técnicas.

“No Amapá temos a incompetência da escuridão e na vacina da Covid temos a clareza da situação. Nossas agências reguladoras estão sob forte suspeita de aparelhamento”, acusou. “No apagão demorou e na vacina foi ligeiro. Há de se apurar o motivo de tamanha discrepância”, acrescentou.

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA),  recebeu com desconfiança a notícia da suspensão dos testes da Coronavac. E também condenou a reação do presidente comemorando a morte de um brasileiro.

“O mundo todo na expectativa por uma vacina. O Brasil em luto pelos mais de 163 mil mortos pela Covid-19 e o presidente Bolsonaro vem a público comemorar a suspensão feita pela Anvisa da fase 3 da Coronavac. Causa indignação a disputa política quando a prioridade é salvar vidas. Que absurdo”, publicou a parlamentar, em seu perfil no Twitter.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!