Manente pede retomada da comissão da PEC da prisão 2ª instância

Se Congresso não votar, diz, país fica a mercê de entendimentos do STF

O deputado Alex Manente (Cidadania/SP) defendeu, na tarde desta terça-feira (20), a reinstalação da comissão especial que trata da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê prisão após condenação em segunda instância de julgamento. O parlamentar, autor da matéria, lembrou que até o final do ano passado, os trabalhos nesse sentido estavam proveitosos, mas a pandemia paralisou o Congresso para um foco único.

Manente acrescentou que “é preciso retomar o trabalho da comissão para coibir comportamentos que estão acontecendo e para impedir que muitos criminosos continuem em liberdade: as pessoas condenadas em segunda instância”.

O deputado do Cidadania destacou ainda que esta é a pauta que a sociedade espera do Congresso Nacional. Alex Manente está reunindo líderes para conseguir apoio para o requerimento para retomar o trabalho da comissão especial. Depois, a proposta vai para o crivo do plenário.

Segundo o parlamentar, se os deputados e senadores não reinstituírem a comissão e depois votar a PEC “ficaremos submetidos aos entendimentos do STF (Supremo Tribunal Federal), que a cada momento tem um entendimento novo”.

Leia também

Resolução Orgânica nº 004/2025 – Comissão Provisória partido no Tocantins

O Presidente, ad referendum da Comissão Executiva Nacional, RESOLVE: Art....

Cidadania realiza encontro com presidentes estaduais para definir rumos do partido

O Presidente Comte se reuniu  remotamente (via internet)  nos...

J23 representa o Cidadania na Cúpula da Juventude dos BRICS e no Conjuve

Na última semana, a Juventude Nacional do Cidadania (J23)...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!